Marca Maxmeio

Postado às 17h03 CidadePlantão Nenhum comentário

Foto: Izabelle Vicente/Assessoria de Imprensa Semurb

As instalações de pluviômetros fazem parte do Plano Municipal de Mitigação e Adaptação a Mudanças Climáticas

Mais um pluviômetro foi instalado em Natal pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). O instrumento que mede a quantidade de chuva que cai em determinado lugar ou época foi colocado no Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN), no bairro de Tirol, zona leste da capital. A instalação foi na manhã desta quinta-feira (27). É o terceiro equipamento que a secretaria instala neste mês.

As instalações de pluviômetros fazem parte do Plano Municipal de Mitigação e Adaptação a Mudanças Climáticas, que foi lançado em dezembro, pela Prefeitura de Natal. A capital potiguar hoje, já conta com 43 pluviômetros instalados, o objetivo da Semurb é que daqui para o final deste ano, a cidade tenha no mínimo 80 instalados.

Durante a instalação do equipamento, a secretária adjunta da Semurb, Eudja Mafaldo, esteve presente, representando o titular Thiago Mesquita. “A colocação do pluviômetro na UNI-RN é o símbolo que mostra a integração entre o poder público com a iniciativa privada. É muito bom saber que essa semente está sendo plantada num terreno tão fértil como esse da universidade”, relatou a secretária.

Para a gestora ambiental da Uni-RN, Mariana Nunes, a contribuição da UNI-RN com a sociedade ultrapassa sempre o campo de ensino. Segundo ela, a universidade conta com um setor específico voltado para a área de sustentabilidade que é o “Uni-RN sustentável”

“Temos diversos professores de distintas áreas do conhecimento envolvidos, porque a gente busca trabalhar de forma transversal na área ambiental. Todos os nossos alunos participam dessas ações de forma integrada e esse projeto vai ser fundamental, porque a Uni-RN participa de um ranking universal de universidades sustentáveis que é o ‘GreenMetric’, conduzido pela Universidade da Indonésia”, explicou.

O ranking audita universidades do mundo todo com boas práticas de sustentabilidade e segundo a gestora, a UNI-RN ocupa o primeiro lugar de instituições do Norte-Nordeste a fazer parte desse ranking no País, que conta com mais de 40 universidades em todo o Brasil.

“Então esse projeto, em parceria com a Semurb, vai ser fundamental pois vai subsidiar nossas boas práticas relativas à mitigação e adaptação a mudanças climáticas. Fico muito feliz e agradeço à Semurb por instalar o instrumento aqui”, acrescenta.

Já o coordenador do projeto da Semurb, Carlos da Hora, enfatizou a importância dessa rede de monitoramento hidrológico de Natal. “Hoje estamos instalando o 43° pluviômetro e o quinto na região leste, então a rede cresce cada vez mais, servindo para prestar informações mais precisas que a secretaria estará disponibilizando diariamente para a população em breve”, disse.

As metas também incluem monitorar a distribuição de chuvas, compreender eventos extremos, prever possíveis transbordamentos das lagoas de captação e fornecer dados para as futuras salas de monitoramento, e ainda, envolver os alunos em atividades de educação ambiental.

Mensalmente, a Semurb frequenta as escolas e universidades nas quais o material foi instalado, com intuito de conversar com os professores, averiguar como está a situação do equipamento e se precisa de manutenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *