Crédito: Foto: SMS.

Dando continuidade às ações de educação e prevenção à gravidez na adolescência em Natal, a Unidade de Saúde da Família (USF) de Nordelândia, localizada no distrito Sanitário Norte I, realizou uma tarde informativa e divertida para jovens da Fundação Fé e Alegria.

Com o tema: “Prevenção da gravidez na adolescência, promovendo a saúde e garantindo direitos”, o dia contou com palestra sobre métodos contraceptivos e educação sexual para jovens que fazem parte da Fundação Fé e Alegria, uma instituição pertencente aos jesuítas em Natal, que trabalha com assistência social e atende crianças e adolescentes de 7 a 17 anos. Para finalizar, a tarde contou com a presença de um DJ, marcando um momento dançante e descontraído para os jovens e a equipe da unidade.

O momento inaugura uma série de atividades que serão ofertadas para os adolescentes que pertencem à Fundação, que vão contar com rodas de conversa discutindo temas como: educação sexual e saúde reprodutiva, métodos contraceptivos, fatores de risco para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e risco de gravidez antecipada. “A Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência acontece na primeira semana de fevereiro, e nós da unidade tentamos mobilizar os adolescentes para essa discussão, oferecendo uma tarde animada, com DJ e o ambiente decorado, como forma de trazer esses jovens para a junto da unidade e criar vínculo conosco”, comenta Vera Lúcia da Silva Ferreira , enfermeira da unidade.

Durante o mês de fevereiro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal reforça ações e o diálogo sobre medidas educativas e preventivas relacionadas à gravidez na adolescência. A gestação em jovens com faixa etária dos 10 aos 20 anos incompletos pode trazer complicações e risco de morte tanto para a mãe quanto para o feto ou recém-nascido, como risco de aborto, hemorragias, anemia grave, depressão pós-parto, prematuridade e malformações, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Ações para reduzir as taxas de gravidez na adolescência fazem parte do cronograma dos serviços de saúde do município, visando garantir que os adolescentes tenham acesso à informação e aos serviços de saúde, contribuindo para a redução da gravidez não planejada nessa faixa etária. No decorrer do ano, a secretaria oferta instruções sobre saúde sexual e reprodutiva nas unidades de saúde; sensibiliza e capacita os profissionais para o atendimento aos adolescentes; fornece gratuitamente métodos contraceptivos, como preservativos masculinos e femininos, Dispositivo Intrauterino (DIU) e anticoncepcionais; realiza o pré-natal; além da inserção da temática na educação básica por meio do Programa Saúde na Escola (PSE).