Momento de confraternização para pessoas acompanhadas pelos serviços que atende a população de rua.

Sempre é tempo de cuidar e demonstrar o amor ao próximo e, nas festas de fim de ano, a agenda fica repleta de confraternizações, mas existem pessoas que não têm essa oportunidade. Por isso, o Albergue Noturno e a Unidade de Acolhimento para Pessoas em Situação de Rua, vinculados à secretaria municipal do Trabalho e Assistência social (Semtas), realizaram ceias natalinas para os usuários que se encontram acolhidos nas unidades.

Além do jantar especial, os eventos contaram com uma programação voltada para o acolhimento das pessoas em situação de rua, com música ao vivo, bingo e distribuição de panetones e kits de higiene. Para o coordenador das unidades Breno Henrique a iniciativa reforça o objetivo de levar cidadania, respeito e dignidade a quem mais precisa. “Natal é uma oportunidade de fazer uma avaliação dos nossos conceitos, do que foi feito durante todo o ano que passou e buscar possibilidades para cada vez mais melhorar a oferta das políticas públicas de assistência social para o nosso público. Chegar ao final do ano e ver no rosto dos nossos usuários um semblante de alegria e gratidão pelo nosso trabalho, é uma sensação de dever cumprido, além de recarregar as energias para seguir fazendo sempre o melhor em prol deles. Atividades como esta, são importantes pois proporcionam um espaço de união entre usuários, colaboradores e servidores”, destacou.

Para Ryan Silva, usuário da Unidade de Acolhimento para Adultos e Famílias em Situação de Rua, a confraternização natalina foi um momento de muito amor. “Foi muito importante a banda, ela tocou várias músicas animadas, dançamos muito com os cuidadores. Teve muita alegria, muito amor. A comida estava maravilhosa, ter essa festa foi muito importante, decorar nosso lar, organizar a festa junto a equipe da unidade foi muito bom, nos fez sentir importantes”, afirmou.

Centro Pop

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua também promoveu almoço especial para mais de 132 usuários. Além do almoço com cardápio variado e sobremesa, os participantes tiveram um dia de lazer com corte de cabelo e barba.

De acordo com a coordenadora do Centro Pop, Selma Dantas,  a confraternização natalina tem o objetivo de proporcionar um momento de lazer para os usuários, para celebrar de forma especial o Natal. “A comemoração do Natal é importante para as pessoas em situação de rua nos serviços socioassistenciais, pois trata-se de um momento acolhedor e fraterno onde os usuários do serviço reconhecem o espaço como familiar e fraterno que proporciona da auto estima a ressocialização de todos que ali estão. Aqui é para eles um ambiente familiar e com esses momentos que proporcionam músicas ao vivo eles ficam com autoestima muito elevada e bastante felizes porque é um momento atípico para todos eles”, comentou

Atendimento

O Centro Pop realiza atendimento socioassistencial às pessoas em situação de rua, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. No equipamento, a população pode ter acesso gratuito aos serviços de atendimento técnico individual, psicossocial, orientação jurídica, encaminhamentos à rede socioassistencial, cadastro único para programas sociais e demais políticas públicas. O espaço também oferece serviços básicos de alimentação e higiene pessoal, além de espaço para lavagem de roupas e entrega de kits de higiene pessoal.