“Vamos fazer história na Câmara de Vereadores”, diz primeiro cadeirante eleito na capital.
Redação/Portal de Notícias e Fotojornalismo/eliasjornalista.com
Redação/Portal de Notícias e Fotojornalismo/eliasjornalista.com
A Câmara de Natal foi palco de um momento histórico neste primeiro de janeiro de 2021. Pela primeira vez, um cadeirante tomou posse no cargo de vereador. Eleito com 3.101 votos, Tércio Tinoco promete um mandato igualmente histórico, com atenção voltada principalmente para as pessoas com deficiência, idosos e atletas. “Essas pessoas agora se sentem representadas. E com razão. Eu conheço as dificuldades enfrentadas por elas, sei das necessidades, e vou lutar pela melhoria da qualidade de vida delas”, afirma Tércio.
Por causa da pandemia, a cerimônia de posse foi restrita. Tercio compareceu à Câmara acompanhado apenas da esposa, a advogada Monalissa Dantas. Na declaração de voto para a Mesa Diretora da casa, agradeceu à esposa, à família, aos eleitores e à fisioterapeuta que o acompanha desde o acidente que o deixou tetraplégico, 15 anos atrás.
Tércio votou favorável à recondução de Paulinho Freire para a presidência da Câmara. “Paulinho tem se mostrado muito sensível à causa das pessoas com deficiência. No dia seguinte à eleição, entrei com um requerimento solicitando um gabinete no 2° andar e ele aprovou prontamente. Nos próximos dias, essa casa vai ganhar acessibilidade, que a gente sabe que ainda não tem”, justificou o vereador, estreante na vida política.
O gabinete de Tércio na Câmara ainda vai passar por uma reforma, para ganhar acessibilidade. “Se Deus quiser, em breve, vamos ter essa Casa do Povo totalmente acessível para todos, especialmente as pessoas com deficiência”, diz Tércio.
SOBRE TERCIO
Tércio Tinoco Ramos Barreto nasceu em Natal, tem 33 anos e é formado em Administração de Empresas. Aos 15 anos, caiu de cabeça numa piscina e ficou tetraplégico. O esporte surgiu como forma de reabilitação, e de atleta do tênis de mesa, Tércio passou a presidente da Sadef (Sociedade Amigos do Deficiente Físico do RN). Há mais de duas décadas, a associação trabalha a inclusão de pessoas com deficiência por meio do esporte. Na gestão de Tércio, a Sadef recebeu o Prêmio Brasil Mais Inclusão, da Câmara dos Deputados; mais que dobrou o número de modalidades esportivas e chegou a 200 atletas beneficiados. Na primeira vez que concorreu ao cargo de vereador, foi eleito com 3.101 votos. Tércio é o primeiro cadeirante na Câmara de Vereadores de Natal.
Deixe um comentário