O RN é o 5º estado do Nordeste em doações; em 2022, foram realizados 335 transplantes
Cerca de 65 mil pessoas no Brasil, sendo mais de 900 no Rio do Grande do Norte, aguardam a doação de órgãos. Para conscientizar a importância do sim para a doação, a Secretaria de Estado da Saúde Pública, por meio da Central de Transplantes do Rio Grande do Norte, realizou a VIII Caminhada Pela Vida na manhã deste sábado (16).
Com apoio da Câmara Municipal de Natal e do Instituto do Bem, a caminhada reuniu transplantados, famílias de transplantados e de doadores, profissionais de saúde e diversas pessoas para chamar a atenção de quem ainda não decidiu pelo gesto que pode salvar vidas.
“Esse é um momento em que buscamos chamar a atenção da sociedade para a importância de que cada um se manifeste em favor da doação de órgãos e possa deixar um importante ato em prol da vida”, disse a coordenadora da Central de Transplantes do RN, Rogéria Medeiros.
A caminhada também é parte da programação da Sesap no Setembro Verde, alusivo à doação de órgãos e o Dia Nacional da Doação de Órgãos, marcado no 27 de setembro.
Dados
O RN é o 5º estado do Nordeste em doações. Em 2022, foram realizados 335 transplantes, sendo 129 de córneas, 162 de medula óssea, 39 de rins, dois de coração e três de pele. Já este ano, foram 84 procedimentos de córnea, 29 de rins e três de coração.
Atualmente, são 592 pessoas na espera por córneas, 327 por rins, 19 aguardando por medula óssea e apenas uma pessoa esperando por um coração.
Deixe um comentário