Viúva de Pinto Júnior lança livro póstumo com crônicas escritas pelo jornalista potiguar, que foi vítima da Covid-19.
O portal Potiguar Notícias lançará na próxima quinta-feira (1º), em uma cerimônia na Câmara Municipal de Parnamirim, na Grande Natal, um livro póstumo que reúne crônicas escritas pelo fundador do veículo, o jornalista José Pinto Júnior. A obra, batizada de “Palavras Contadas”, é uma iniciativa da viúva de Pinto Júnior, a enfermeira Irandi Dantas Pinto.
De acordo com Irandi, o lançamento do livro abre as comemorações de aniversário dos 25 anos do veículo que ele fundou. Também representa uma homenagem póstuma a Pinto Júnior, que morreu em junho de 2021, aos 53 anos de idade, vítima da Covid-19.
“Talvez a vida não seja as etapas que compreendem nascimento até a morte. Grande parte deste tempo nos repetimos. Em alguns pedaços desse tempo somos inteiros, somos nós mesmos”, afirma uma das crônicas escritas por Pinto Júnior.
O lançamento acontecerá na Câmara a partir das 18h.
Mais de 200 livros já foram comprados na pré-venda por amigos e familiares. No local do lançamento também serão vendidos e já estão sendo feitos convites para que outros lançamentos aconteçam nas cidades onde Pinto Junior fez história.
“Só eu sei o que passei e o que passo com a ausência de Pinto na minha vida. Coube a mim a missão de tocar a empresa e cuidar dos nossos dois filhos. Chegar aos 25 anos do Potiguar Notícias e lançar o livro de Pinto é como um bálsamo para eu continuar firme e forte na luta, seguindo o exemplo que ele nos deixou”, ressalta Irandi, a viúva de Pinto.
O escritor Diógenes da Cunha Lima, presidente da Academia Norte-rio-grandense de Letras, destaca a importância da obra.
“Encontra-se presente nas crônicas de Pinto Júnior um inventário extenso de imagens que retratam não só as coisas do tempo, mas também um modo de existir. Ele registra declarações do que é e abriga também o outro. O cronista faz pulsar no texto a visão crítica sobre as condições de existência dessas outras vidas. Sem qualquer hesitação ou receio, o texto traz lições. Contudo, sem didatismo ou tom professoral”, afirma Diógenes.
Quem era Pinto Júnior
Pinto Júnior nasceu em Várzea Nova, na Bahia, e cresceu em Nova Floresta, na Paraíba. Formado em Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), optou por fazer carreira profissional no Rio Grande do Norte, trabalhou em agências de publicidade e empresas jornalísticas de Natal e fundou o Potiguar Notícias, antes jornal impresso e hoje portal de notícias, e a TV digital PNTV, que mantém programação diária na internet, sendo um dos primeiros veículos ainda ativos do Rio Grande do Norte.
Deixe um comentário