Zelensky: de comediante estrelando ‘presidente por acaso’ a líder do país no alvo da Rússia.
Redação/Blog Elias Jornalista
Londres – Vladimir Zelensky, o presidente da Ucrânia que virou figura central no conflito com a Rússia que alarma o mundo pelo risco de uma guerra, não é o primeiro artista da história a migrar das telas para a política.
Mas a trajetória dele tem lances dignos de filme. Há menos de três anos, ele surpreendeu ao vencer as eleições presidenciais com 74% dos votos do segundo turno, embalado pela popularidade do programa Servant of the People (Servo do Povo).
Na ficção, o então ator interpretava um homem que se tornava presidente do país por acaso.
“Servo do Povo” e o presidente acidental da Ucrânia
Vladimir Zelensky conquistou a presidência com apenas 41 anos, em abril de 2019. Ele tomou o cargo do então líder do país Petro Poroshenko, que tentava a reeleição e terminou com apenas 24% dos votos.
Na série Servant of the People, o personagem Vasyl Petrovych Holoborodko é um professor de história do ensino médio na casa dos trinta anos. Ele é inesperadamente eleito presidente do país depois que um vídeo viral filmado por um aluno o mostra fazendo um discurso cheio de palavrões contra a corrupção do governo.
O candidato explorou bem a associação com a série. Numa bem-sucedida estratégia de marketing, o partido político pelo qual concorreu foi batizado de Servos do Povo.
Líder no centro do conflito com a Rússia sem experiência política
A agremiação foi oficialmente registrada em 31 de março de 2018 e acabou conquistando 124 cadeiras no Parlamento, além da presidência.
A candidatura do ex-comediante foi inicialmente recebida com descrédito e críticas.
Sem experiência política anterior, Zelensky concentrou sua narrativa na diferença com os outros candidatos. Mas sem apresentar ideias políticas concretas, conforme os analistas escreveram na época.
Fonte: MediaTalkes
Deixe um comentário