Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 17h11 CulturaDestaque Nenhum comentário
O evento faz parte do Festival Internacional de Cinema de Baia Formosa. O encontro será realizado no dia 26 de novembro e vai reunir 4 estados do NE.

O evento faz parte do Festival Internacional de Cinema de Baia Formosa. O encontro será realizado no dia 26 de novembro e vai reunir 4 estados do NE.

Redação/Portal de Notícias e Fotojornalismo/eliasjornalista.com

A Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas do Rio Grande do Norte – ABDeC-RN, em parceria com o VII FINC – Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa, irá realizar o no próximo dia 26 de novembro, o I Encontro de Realizadores do Nordeste. O evento inédito no RN contará com a participação de realizadores audiovisuais potiguares (produtores, diretores, cineastas, dentre outros), além de representantes convidados dos estados do Ceará, Paraíba e Pernambuco.

A atividade integra a programação do FINC 2016 e será um importante momento para participação de todos os realizadores, do interior e da região metropolitana de Natal. De acordo com Dênia Cruz, Presidente da ABDeC-RN, o objetivo é estabelecer articulação política em rede com os estados vizinhos. “O encontro é um ótimo momento para fortalecer as ações em intercâmbio e parcerias com os realizadores do nordeste”, afirma. O evento irá acontecer a partir das 9h30, na Pousada Ecobaía, em Baía Formosa.

A ABDeC-RN ainda está disponibilizando aos realizadores interessados em participar da atividade, vagas para hospedagem em uma casa localizada em Baía Formosa. O interessado deverá levar colchão e/ou rede, e será cobrada uma taxa de R$ 15 para limpeza da casa. Serão oferecidas 25 vagas, tendo preferência os realizadores que participarão do Encontro de Realizadores do Nordeste e/ou que terão filmes exibidos, seguindo a ordem de inscrição. Para garantir vaga é necessário fazer uma inscrição até amanhã (19/11) às 12h, por meio do formulário disponível no link: http://bit.ly/HospedagemFinc . Os selecionados serão informados até domingo (20) por e-mail.

Confira os convidados do Encontro:

Marcelo Ikeda (CE)

Professor do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Diretor e roteirista de diversos curtas, como O posto (2005), É hoje (2006), Eu te amo (2007), Carta de um jovem suicida(2008) e o longa Entre mim e eles (2013). Curador da Mostra do Filme Livre. Coordenador da Mostra Cinema de Garagem. Crítico de Cinema, mantém o blog Cinecasulofilia (www.cinecasulofilia.blogspot.com) desde 2004. Autor dos livros “Cinema brasileiro a partir da retomada: aspectos econômicos e políticos (Summus, 2015), “Cinecasulofilia” (Substânsia, 2014), “Leis de incentivo para o audiovisual” (WSET, 2012), “Cinema de Garagem” (2011, com Dellani Lima). Trabalhou na ANCINE entre 2002 e 2010, como Assessor da Diretoria, Coordenador da Superintendência de Desenvolvimento Financeiro (SDF) e Coordenador da Superintendência de Acompanhamento de Mercado (SAM). É presidente da Câmara Setorial do Audiovisual Cearense (2015/2016).

Doug de Paula (CE)

é produtor executivo da Bucanero Filmes e desenvolve ações de política audiovisual como 1º Secretário da Câmara Setorial do Audiovisual da Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará – ADECE. É também diretor do Mercado Audiovisual Cearense – MAC além de membro associado da Associação de Produtores e Cineastas do Norte-Nordeste – APCNN.

Torquato Joel (PB)

Formou-se em Comunicação, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal da Paraíba em 1984. Entre 1982 e 1986, participou do ateliê de Cinema Direto do Núcleo de Documentário daquela universidade, celeiro de artistas paraibanos ligados ao cinema e vídeo na década de 1980. Realizou alguns estágios em cinema direto no Atelier de Réalisation Cinématographique Varennes, em Paris. Seus dois primeiros trabalhos foram realizados em Super 8, passando ao 16mm em 1986. Foi premiado na Jornada Internacional de Cinema da Bahia em 1992 com o vídeo A Alma da Pedra, produzido nesse formato por conta da crise no meio cinematográfico nos anos de governo Collor. Em 1999 recebeu prêmios no Festival de Cinema de Gramado, no Festival do Recife, e no Festival de Brasília com o curta Passadouro. É responsável pelo projeto ViAção Paraíba, que leva oficinas de sobre Cinema e Televisão a todo o estado. Dentre suas obras temos o vídeo documentário ‘A margem da luz’‘Passadouro’‘Transubstancial’Alguns dos seus trabalhos mais recentes incluem os curtas“Gravidade”“Aqui” e “Estes”

 

Kennel Rógis (PB)

é Administrador por formação, realizador audiovisual, fotógrafo, produtor cultural, além de diretor da produtora Gravura Filmes. Integra a equipe do projeto ViAção Paraíba, ministrando workshops e oficinas de linguagem e realização cinematográfica no interior paraibano. Em 2009 teve seu projeto, o filme “Travessia“, aprovado no edital Microprojetos Mais Cultura para o Semiárido Brasileiro – Governo Federal, com este documentário participou de vários festivais de cinema pelo país conquistando 9 prêmios. Em 2011 idealizou e coordenou o Festival Curta Coremas, evento consolidado como um dos maiores festivais de cinema do Nordeste. Em 2013 lançou seu novo filme, o curta metragem “Sophia“, sendo exibido em importantes festivais nacionais e internacionais e tendo conquistado mais de 30 prêmios, entre eles o Troféu Cine França Brasil de Melhor Curta Nacional 2014, concedido pelo governo francês no Curta Brasília, o qual lhe rendeu o convite para exibir seu filme na Cinemateca Francesa, em Paris. Vencedor do Prêmio Vivo de Melhor Videoclipe no Festival de Clipes e Bandas 2016, em São Paulo. Ainda em 2016 foi selecionado para o Los Angeles Brazilian FilmFestival, levando “Sophia” aos EUA. O jovem também ministra oficinas de fotografia, linguagem e realização cinematográfica pelo país. Trabalha ainda na cobertura audiovisual de eventos e festivais de cinema.

 

Yanara Galvão (PE)

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL/ 1997). Mestranda no programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais da Universidade Federal de Sergipe (PPGCINE/ UFS) com projeto de pesquisa no âmbito das práticas estéticas e políticas do audiovisual contemporâneo com recorte no cinema e cineclubismo realizados em Pernambuco. Arte-educadora no campo do cinema e educação e produtora cultural com experiências diversas na pesquisa e produção audiovisual entre as cidades de Salvador, Rio de Janeiro e o estado de Pernambuco. Trabalhou na Programadora Brasil, projeto da Secretaria do Audiovisual (SAv), do Ministério da Cultura (MinC), de difusão do cinema nacional para circuitos não comerciais, 2006/2007, com pesquisa e produção de textos sobre a cinematografia nacional. Presidenta da Federação Pernambucana de Cineclubes – Fepec. (2015-2017) Titular do Setor Audiovisual Agreste no Conselho Consultivo do Audiovisual (2014-2016), titular do Audiovisual no Conselho Municipal de Política Cultural de Caruaru/ PE (2014-2016). Diretora adjunta de Formação do Conselho Nacional de Cineclubes – CNC (2015-2017).

Juliana Lima (PE)

Juliana Lima é mestranda em educação pela UFPE, musicista e realizadora audiovisual. Vem construindo uma carreira voltada para as relações étnico-raciais em arte no Brasil, em especial no cinema. É vice-presidente da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta Metragistas de Pernambuco (ABD-PE/APECI) e integrante do Movimento Mulheres no Audiovisual de Pernambuco (MAPE) – que utiliza o audiovisual como ferramenta de enfrentamento à invisibilidade das mulheres no cinema e nos diversos âmbitos sociais. Dirigiu o documentário Psiu! (2014), um curta-metragem sobre o compositor Zé Dantas e o videoclipe do grafiteiro e rapper Galo de Souza, Show de Rock (2015). Atualmente trabalha na realização de um documentário onde levanta questões sobre gênero, raça e classe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *