Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 05h06 Cultura [ 5 ] Comentários

Componentes da “Balão Dourado” festejam o título de Campeã do Festival de Quadrilhas da INTERTV CABUGI.

A Quadrilha Junina “Balão Dourado” recebeu o carinho do público e agradou os jurados, e vai  representar o RN, na Fase Regional em Pernambuco.

Categoria Estilizada: Quadrilha Junina Oxente de Macau, ficou com o segundo lugar.

O prefeito de Macau, Kerginaldo Pinto e esposa, comemoram o vice-campeonato com integrantes da Quadrilha Junina “Oxente”.

Redação/eliasjornalista.com

Nesta terça-feira (25), aconteceu a Final da 19ª edição do Festival de Quadrilhas Juninas da INTERTV CABUGI, na cidade de Monte Alegre-RN, que fica a 34 quilômetros de Natal. Ao todo 12 quadrilhas estilizadas disputaram o título, a grande vencedora foi a “Balão Dourado”, do Bairro de Pajuçara, que garantiu vaga na fase regional, que será realizada em Pernambuco.

O Festival Regional de Quadrilhas Juninas da Rede Globo Nordeste, será realizado dia 29 de junho na cidade do Cabo de Santo Agostinho (PE). Galeria de Fotos (Balão Dourado – Campeã) e Oxente de Macau – Vice-Campeã.

“São 17 anos de existência da “Balão Dourado”, a cada ano é uma sensação e alegria diferente. A cada ensaio a união entre os componentes aumenta mais. Driblamos as dificuldades para colocar a quadrilha junina na rua. Contamos com o famoso pai tirocínio, mesmo assim é gratificante. Se tivesse que denominar este grupo, sem dúvida seria “Guerreiros”. Estamos feliz com mais esta conquista, o Festival de Quadrilhas de INTERTV, é um dos mais importantes do RN, e possibilita nossa participação na etapa regional, na cidade de Cabo Santo Agostinho (PE)”, disse Cleyton André, Coordenador.

Foram 98 quadrilhas juninas inscritas no Festival de Quadrilhas 2013. “O saldo foi muito positivo, levar cultura para o povo, não tem preço. Tivemos um público de mais de 5 mil pessoas, nas eliminatórias e agora na final na cidade de Monte Alegre, foram cerca de 20 mil que prestigiaram o evento”, concluiu Antônio Nápoles, diretor de programação da InterTV Cabugi.

Categorias premiadas:

Além da categoria estilizada, o Festival de Quadrilhas Juninas teve outras duas modalidades: a matuta e a comédia. A campeã da categoria Comédia foi “As Bibas de Santos”, da cidade de São Gonçalo do Amarante.

Já na categoria Matuta, a campeã foi o Grupo Junino Coração Matuto, do bairro de Mãe Luiza, em Natal. No segundo lugar, ficou a quadrilha Eita Danado, da cidade de Currais Novos. O terceiro lugar ficou para duas quadrilhas: o Arraiá Brilho Matuto, do bairro Nossa Senhora da Apresentação e o Arraiá Padre Piná, do bairro de Mãe Luiza.

 

5 respostas para ““Balão Dourado”, é campeã do Festival de Quadrilhas da INTERTV”

  1. Evaldo Gomes disse:

    Muito bom esse matérial de fotos em movimento, parabéns por documentar e divulgar a Cultura do nosso Estado, por vc não ser da nossa terra, e não ter quase nenhúm Fotógrafo Profissional dando suporte a uma
    Festa tão linda, como foi essa Quadrilha de Monte Alegre, batalhadores, Equipe fazendo de tudo para dar certo, sem erros… numa época de Grandes Movimentos, e ali foram bem investidos para alegria do POVO,
    Coincidentemente, nasci naquela Cidade. Um grande abraço,
    Evaldo Gomes –

  2. Aqui em Fortaleza, bairro de Messejana, terá inicio dia 28 às apresentações de Quadrilhas. Um evento que acontece desde 1993. Seria bom ter um fotografo assim como você ELIAS, para fazer o registro. Parabéns pelas belas imagens e a perpetuação de nossa cultura.

  3. Origem da Festa Junina Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina. De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal ).Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China , região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros ( indígenas , afro -brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.

  4. O Festival de Quadrilhas Juninas de Macau, promovido pela Prefeitura Municipal bateu recorde de inscrições para sua décima edição. O presidente da Fundação de Cultura, Waldemir Nunes, coordenador do Festival, comemora o sucesso, ao todo 57 quadrilhas juninas, nas categorias: estilizada (29), tradicional (25), e Comédia (03) foram inscritas para os cinco dias de festa.

  5. O Festival de Quadrilhas Juninas de Macau, promovido pela Prefeitura Municipal bateu recorde de inscrições para sua décima edição. O presidente da Fundação de Cultura, Waldemir Nunes, coordenador do Festival, comemora o sucesso, ao todo 57 quadrilhas juninas, nas categorias: estilizada (29), tradicional (25), e Comédia (03) foram inscritas para os cinco dias de festa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *