Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 02h04 DestaqueFotografia [ 2 ] Comentários
Este final de semana 26 Blogs reproduziram as fotos de propriedade do repórter fotográfico Elias Medeiros que produziu as imagens do representante do Rio Grande do Sul, Renan Cunha, vencedor do Mister Brasil Universo 2015.

Este final de semana 26 Blogs reproduziram as fotos sem os créditos do repórter fotográfico Elias Medeiros que produziu as imagens do representante do Rio Grande do Sul, Renan Cunha, vencedor do Mister Brasil Universo 2015.

Redação/Portal de Notícias e Fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com

Este final de semana 26 Blogs reproduziram as fotos sem os créditos do repórter fotográfico Elias Medeiros que produziu as imagens do representante do Rio Grande do Sul, Renan Cunha, vencedor do Mister Brasil Universo 2015, realizado no Boulevard Recepções na noite de sexta-feira (24), em Natal/RN.

Como uma prática recorrente todos os dias os profissionais de imagens de todo país convivem com a omissão e desrespeito de alguns veículos de comunicação que se apropriam das fotos sem pagar um centavo por elas. Entre estes veículos estão os Blogs que na maioria das vezes são constituídos por pessoas que se intitulam jornalistas sem nunca ter passado pela Universidade e passam o dia inteiro copiando e reproduzindo material dos profissionais sem citar a fonte e muito menos dar o crédito das fotografias.

Segundo o repórter fotográfico, Canindé Soares, com 35 anos de atuação no mercado potiguar e lida diariamente com esta situação. As Assessorias de Comunicação poderiam amenizar esta situação. Diariamente as informações chegam com um texto produzido por elas com a sinalização clara: “Foto Divulgação” não dá para entender está prática já que alguém produziu as imagens. “Convivo mais não aceito esta prática, acho um desrespeito com profissionais sérios que diariamente trabalham para produzir imagens,  que são apropriadas ilegalmente sem a mínima preocupação de dá os créditos ou pagar por elas. É uma farra completa amadores continuam a prática ilegal pega as fotos corta a marca d`agua e publica nas redes sociais como fossem suas. O desrespeito é total e só há uma forma de se resolver isso “Acionar a Justiça”, disse Canindé.

A LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998, protege a fotografia: A fotografia é considerada obra intelectual, e como tal está protegida pelo art. 7º, inc. VII da Lei nº 9.610/98: “Art.7º: São obras intelectuais protegidas”. Crédito não é favor, é LEI. A Lei dos Direitos Autorais DETERMINA que a foto quando publicada deverá constar o nome do autor. Se não sabe o nome do autor não publique pois se publicar poderá responder judicialmente.

2 respostas para “Blogs se apropriam de imagens e continuam o desrespeito com profissionais da fotografia”

  1. Brunno Antunes - Natal disse:

    Como é do seu conhecimento, recentemente passei por essa mesma situação! Lembrando que o “simples” fato de colocar o crédito, não dá o direito de postar. As fotos tem a OBRIGAÇÃO de serem pagas (LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998)! Fazemos investimentos em equipamentos, curso, workshop´s, perdemos noites de sonos, abdicamos de momentos com nosso familiares, por um “simples crédito”, no canto da foto???!!! Srs. “Blogueiros”, para seus sites funcionarem, tem que terem nossas fotos… E para terem nossas fotos, tem que PAGAR!!!!

  2. eliasmedeiros disse:

    COMO HOUVE REICIDÊNCIA, QUANDO, DAS DIVULGAÇÕES DAS IMAGENS FEITAS, SEM QUE NESTAS, OS CRÉDITOS, DE QUEM AS FEZ, EM CADA UMA DELAS, PRESENTES, NADA MELHOR, QUE ACIONÁ-LOS, JUDICIALMENTE. PELO MENOS, AGINDO ASSIM, FICAM, OS RESPONSÁVEIS, EM REAIZAR, PROMOVER TAIS EVENTOS, CIENTES, QUE OS PROFISSIONAIS FOTÓGRAFOS, CINEGRAFISTAS, TEM FAMÍLIA, PARA MANTER; COMPROMISSOS TANTOS À HONRAR, FRUTO, DAS HORAS DE TRABALHO, DEDICADOS À COBERTURA, REGISTROS DO MILIONÁRIO EVENTO DE MODA, QUE, COMO SABEMOS, ENVOLVE MUITO DINHEIRO. POIS, HÁ PRODUTOS, GRIFES, MARCAS FAMOSAS, EM EXPOSIÇÃO, DESFILE, E ESTAS, DIVULGADAS, ANUNCIADAS, REGISTRADAS, PROPAGADAS PELO MUNDO, FORAM. PORTANTO, TEM OS PROFISSIONAIS FOTÓGRAFOS, CINEGRAFISTAS, TODO O MEU APOIO!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *