Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 14h06 DestaqueMarinha [ 6 ] Comentários

Marinha comemora Data Magna em Natal.

Redação/Portal de Notícias e Fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com

O Comando do 3º Distrito Naval, realizou na manhã desta terça-feira (11), cerimônia alusiva à Batalha Naval do Riachuelo, em comemoração a Data Magna da Marinha. O evento aconteceu na Base Naval de Natal, com presença de convidados, autoridades civis e militares.

A Batalha Naval de Riachuelo tem grande importância histórica e é considerada, pelos pesquisadores internacionais como um combate decisivo na Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870), maior conflito militar já ocorrido na América do Sul. Até a data de 11 de junho de 1865, as Forças Armadas da Tríplice Aliança não detinham a iniciativa na guerra. Com a vitória naquela batalha, o Brasil assumiu o protagonismo no conflito, bloqueando a navegação adversária e possibilitando aos aliados o acesso aos rios que formavam as principais artérias onde ocorriam as operações de guerra.

Na ocasião foram entregues a Medalha da Ordem do Mérito Naval, concedida pela Presidenta da República Federativa do Brasil, Dilma Rousseff, em reconhecimento aos militares que se distinguiram no exercício de suas profissões e personalidades civis que prestaram relevantes serviços à MB.

Militares e civis agraciados com a Medalha da Ordem do Mérito Naval:

1.Deputada Federal Ozanilda Gondim Vital do Rêgo;
2.Presidente da SOAMAR-BRASIL: Dr. Meton César de Vasconcelos;
3.Procurador do Estado do Ceará: Dr. César Oliveira de Barros Leal;
4.Diretor do Hospital Naval de Recife: Capitão-de-Mar-e-Guerra (Md) Jayme José Gouveia Filho;
5.Chefe do Estado-Maior do Comando do 3º Distrito Naval: Capitão-de-Mar-e-Guerra Alexandre Augusto Amaral Dias da Cruz;
6.Comandante da Base Naval de Natal: Capitão-de-Mar-e-Guerra Argens José de Carvalho Júnior;
7.Capitão dos Portos do Ceará: Capitão-de-Mar-e-Guerra Adauto Braz da Silva Junior;
8. Diretora do Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima do Instituto     Federal da Paraíba: Sra. Maria Margareth Rolim Martins Rocha;
9.Ex-Presidente da SOAMAR-Pernambuco: Sra. Margarida Maria de Andrade Matheos de Lima;
10.Vice-Presidente do Conselho Deliberativo da SOAMAR-Natal: Dr. Alberto Henrique Serejo Gomes;
11.Servidora Civil Telma Lúcia Costa;
12.Segundo-Tenente (QAO) Pedro Paulo Rogoski;
13.Suboficial (ND) Eva Vilma Kunn do Nascimento;
14.Suboficial (MO) Ademir Francisco da Silva;
15.Suboficial (AM) Osmar Rodrigues da Silva;
16.Suboficial (PL) Luiz Soares Miléo; e
17.Subtenente Eng Elenilson Ferreira de Souza.

 

6 respostas para “Marinha comemora Data Magna em Natal”

  1. CARLOS EUFRÁSIO disse:

    Bela cobertura fotográfica! Você, como sempre, primando pelo o que tão bem fazes! Parabéns!!! Um forte abraço! CARLOS EUFRÁSIO – Natal/RN

  2. Minha principal atividade profissional é voltada para as Forças Armadas e eventos como esse nos faz lembrar da importância da Marinha do Brasil e norte a sul do nosso país, trabalho que em sua grande maioria é de forma anônima por homens e mulheres que se dedicam com bravura.
    Quanto a você parabéns ao fotógrafo, jornalista, militar e ser humano lindo por dentro e por fora.
    Abraços

    • eliasmedeiros disse:

      Prezada Tânia,

      Obrigado pelas lindas palavras e pelo acesso ao site.

      Incentivo como o seu me faz prosseguir com o trabalho que vem dando certo.

      Grato!

  3. Riachuelo Atlético Clube (RAC) foi fundado em 16 de agosto de 1948. Disputou o primeiro campeonato em 1950. A trajetória da equipe esteve ligada à Base Naval de Natal. No começo, os jogadores do RAC eram quase todos ligados à Marinha, quer como funcionários civis, ou militares. O próprio comando – dependendo do titular, dava maior ou menor ajuda ao clube. Quatro desses oficiais se destacaram como desportistas: os Comandantes Silveira Lobo, pai e filho, Capitão Kingsburry e o suboficial Antônio Pereira de Castro.

  4. “Tenho a honra de dirigir-me a V. Sª. para parabenizar o efetivo do Destacamento de Polícia Militar de São Miguel do Gostoso/2ª CIPM, os militares abaixo relacionados, que por ocasião do nosso registro do boletim de ocorrências no posto policial – oportuno ressaltar que o tratamento recebido por vossos subordinados foi de tal forma cordial respeitoso, atencioso que senti-me como se na Base Naval estivesse em 10/09/2011, BO nº. 149/2011, envidaram esforços para solucionar minha demanda, que foi atendida de formar eficaz, impessoal – não conheço nenhum dos militares pessoalmente – demonstrando o alto grau de eficiência e profissionalismo do pessoal envolvido, por isso, e com base em nossa tradição naval desejamos um BRAVO ZULU a todo o Políciais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *