Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 16h09 DestaqueMarinha [ 31 ] Comentários

Turma 2/1981 – Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal.

Redação/eliasjornalista.com

Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal recebe turma 2/81

Uma dia para ficar na história e na mente dos participantes do encontro da Turma 2/81. O evento aconteceu no Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal, neste sábado (21), com a presença dos componentes da turma e convidados.

Uma manhã de sábado chuvoso, logo um lindo sol se abriu para iluminar, solidificar e marcar o reencontro de uma parcela significativa da turma II de 1981, depois de trinta e dois anos, em palavra resumo como MAGNIFICO. Sem dúvida um registro pra ficar na história, onde jovens sonhadores entraram no Corpo Fuzileiros Navais, através do Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal, no dia primeiro de setembro de 1981, um dia parecido como este, que vivenciamos nesta manhã.

Parece que foi ontem o batismo dos novos recrutas no Grupamento de Fuzileiros Navais, trinta e dois anos se passaram. Não foram dias fáceis mais dentro do que foi proposto todos desembarcaram na praia, com ajuda segura de uma equipe de instrutores que conduziu o Curso de Formação de Soldados da Turma II 81, de forma segura.

Neste regresso ao Grupamento, a cada passo lembramos os dias difíceis mais satisfatório e emocionantes que passamos em cada companhia ali constituída. Lembramos também de pessoas importantes em nossa formação, que sempre enalteceu a importância da Instituição Marinha do Brasil/Corpo de Fuzileiros Navais, a qual juramos a bandeira e honramos defender à pátria, com sacrifício da nossa própria vida.

Voltar ao Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal, é apenas retificar que a Instituição continua firme e segura e formando jovens para vida e cidadãos do mundo, conscientes e responsáveis em manter uma tradição que teve início em 1808.

Com certeza um dia histórico, que nos vem na lembrança as belas palavras da eterna madrinha dos Fuzileiros Navais, a escritora Rachel de Queiroz:  “Quando se houverem acabado os soldados no mundo – quando reinar a paz absoluta – que fiquem pelo menos os fuzileiros como exemplo de tudo de belo e fascinante que eles foram!

” Capitão Castro – Rio de Janeiro: Prezados companheiros do Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais da Turma II/1981, embora não estando presente neste encontro, em que comemoramos os 32 anos de ingresso na MB e no Corpo de Fuzileiros Navais, quero expressar a minha honra e satisfação de ter integrado tão seleto grupo. O dia 1º de setembro de 1981, inquestionavelmente, marcou o inicio da história de uma importante etapa de nossas vidas. Para muitos de nós, provavelmente, a mais importante.”

  • 1092013 (1)
  • WhatsApp Image 2023-06-29 at 3.11.07 PM
  • WhatsApp Image 2023-06-29 at 3.22.27 PM
  • 21092013
  • 1092013 (14)
  • 1092013 (2)
  • 1092013 (3)
  • 1092013 (4)
  • 1092013 (5)
  • 1092013 (6)
  • 1092013 (7)
  • 1092013 (8)
  • 1092013 (9)
  • 1092013 (10)
  • 1092013 (11)
  • 1092013 (12)
  • 1092013 (13)
  • 1092013 (15)
  • 1092013 (16)
  • 1092013 (17)

31 respostas para “Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal recebe turma 2/81”

  1. Marcondi de Oliveira Lima - Natal disse:

    21/09/2013, sábado, o dia amanheceu um pouco chuvoso, mas que aos poucos foi parando. dia muito especial que marcou o reencontro de uma parcela significativa da nossa turma II de 1981, depois de trinta e dois anos, em palavra resumo como MAGNIFICO e o registro deste dia fica para a nossa história, história de vida que nos proporcionou através das lentes do nosso grande amigo, jornalista e fotógrafo RC Elias Medeiros, Obrigado Elias pelas letras em cores marcadas com suas lentes! abraço!

    • Parabéns pela iniciativa de reunir uma turma que realmente foi e continua sendo exemplo de vida p nós, mesmo sendo da turma II/82 fiquei emocionado em ver alí alguns de meus instrutores, co Silva, Gondin, Pinheiro, Rafael, vêlos alí no grupamento onde vivemos fortes emoções é voltar na historia de enossas vidas. Ouvir suas historias foi muito bom!
      Parabéns aos que fizeram esse encontro acontecer.
      ex-fuzileiro naval com muito orgulho de servido a está força de elite da Marinha do Brasil no ano de 1986 a 1991 Reginaldo ANGELO de lima.

  2. Anônimo disse:

    Parabéns a todos os colegas, instrutores, familiares e amigos pela concretização do encontro.
    Parabéns, camarada Elias, pelo excelente trabalho fotográfico.
    Um forte abraço em todos.

  3. Marcelo Cleyson Cleyson - Natal disse:

    Parabens e obg por proporcionar a imensa alegria a satisfação pela qual meu paizão e companheirs passaram no dia de hj

  4. Eliardo Nascimento - João Pessoa disse:

    Sua fotos me trouxeram boas lembranças, apesar de eu ser da turma II/82, gostei de rever a turma de instrutores, que praticamente foram os mesmos da minha turma
    Gostaria muito de organizar um evento desses pra minha turma

  5. Anônimo disse:

    Hoje foi um dia muito especial, aonde todos que compareceram no evento independente do Posto ou Graduação, voltou a ser RECRUTA por alguns instantes, isso pode ser notar no semblante de cada um de nós. ADSUMOS

  6. …RECORDAR, É VIVER!!! PARABÉNS!!! Um forte abraço!

  7. adsumus disse:

    Para me foi um dia muito especial tê-los vistos e cumprimenta-los cada um dos amigos q lá estiveram nessa linda, bela e calorosa confraternização. Parabéns p os organizadores q tiveram essa brilhante ideia de nos prestigiarem convidando-nos como tbm a todos q comporão o pelotão. A vc Elias, q postou essas belas ftos do evento meus parabéns. Meus fraterno abço a cada um de vcs e q Deus lhes abçoem abundantemente.

  8. Anônimo disse:

    Abraços, e Parabéns a todos !.

  9. DJALMA LUIS OLIVEIRA disse:

    Excelente trabalho,apesar de ser da turma 1 de 81,mas conheci alguns companheiros da turma 2.e tb fiquei feliz de ver os instrutores que tb foram da minha turma.como CB Verissimo e CB Pinheiro Faltaram os Veteranos Paulino e Neri alguem dar noticias deles?

  10. Fernando Oliveira - Recife disse:

    Parabéns a todos os “veteranos”, afinal, uma vez FUZILEIRO, sempre FUZILEIRO! Sou da turma I-1975 e fizemos um “encontro” este mes aqui em Recife, ad sumus

  11. Arian Medeiros - Componente Turma II-81 disse:

    Gostaria de externar mais uma vez tamanha satisfação e emoção que foi rever amigos queridos depois de longos trinta e dois anos, amigos estes, de grande valor que marcaram muito a nossa adolescência, haja vista, que só se é adolescente uma vez na vida. Reencontrar toda essa galera foi na realidade uma grande oportunidade, e, sobretudo, uma benção termos a chance de resgatar uma parte de nós que havia se perdido ao longo dos anos foi algo ímpar e indescritível, havia uma lacuna em abeto em nossas vidas. Tenho certeza que assim como eu, várias vezes todos vocês se pegaram perdidos em pensamentos, absortos em profundo silêncio vivenciando momentos de solidão apesar de estarem rodeado de amigos. Então nessa hora surgiam flashes de imagens distorcidas e distantes, de gestos familiares e rostos que não passavam de uma vaga lembrança. Tais pensamentos nos deixavam agoniados e cheios de indagações: Cara onde será que está fulano de tal? E sicrano? Como ele está? O que anda fazendo? Casou? Saiu da marinha? Tiraram os trinta anos? Enfim, eram muitas perguntas todas com respostas evasivas e angustiantes. Hoje sábado 21/09/2013 um dia que ficará na memória de cada um, aqui estamos (ADSUMUS) depois de longos trinta e dois anos obtendo todas as respostas, que por sinal foram acima das expectativas. Confesso que mesmo com os pensamentos mais otimistas que tínhamos, sempre havia uma sombra de dúvida, e, sobretudo um receio por aqueles que por ventura se desviassem do caminho, haja vista, que em um universo de 150 recrutas, essa possibilidade é uma constante. Entretanto a alegria foi enorme, pois encontramos uma turma de coroas enxutos, bem sucedidos diante dos objetivos que cada um traçou para si, jovens cinquentões conscientes do que a vida lhes proporcionou nesta caminhada, a cima de tudo agradecidos e reconhecedores dos ensinamentos transmitidos por estes maravilhosos e dedicados instrutores, que tanto trabalho nós tiveram conosco.
    Para concluir tenho certeza que esse foi o pontapé inicial para que esta grande e maravilhosa família se reúna todos os anos, procurando cada vez mais arrebanhar o maior número possível de irmãos. Tenham certeza que procura por fuzileiros da turma II de 1981 continuará ainda faltam alguns irmãos. ADSUMUS.

  12. Vidal disse:

    Fiquei emocionado em ver vários amigos reunidos com um uma finalidade tão nobre…
    Parabens a todos. Que outros encontros aconteçam e quem sabe um dia eu possa compartilhar de um momento único na vida de um Fuzileiro Naval: Um encontro de turma.
    Sou da turma I/81.

    Atualmente sou TTC da CPRJ.

  13. Anônimo disse:

    participo a todos os colegas da turma 2 \ 1981 a minha satisfação de participa a este encontro afetuoso que mim deixou cheio de emoção foi muito marcante e gratificante a gradeço a presença de todos os instrutores que estiveram presente. ADSUMUS. do colegar e irmão de armar José Marcos Alves

  14. Anônimo disse:

    Sou da Turma de 82, confesso que não consegui conter as emoções.
    Só falta reunir a turma de 82, vamos lá gente.
    Abraços a todos.

  15. Anônimo disse:

    parabens a todos ADSUMUS…

  16. Cesar disse:

    Elias
    Meus parabéns pelas fotografias. Agradeço pela oportunidade de rever companheiros que não via a muito tempo, como você, Silva, Sotero, Canindé, Erlino, Nilson, Filho entre outros, desde os tempos que servimos juntos na Escola de Recrutas de 1993 a 1997.
    Um forte abraço!
    Cesar

    ADSUMUS

  17. J. ALVES José Marcos Alves

    Participo a todos os colegas da turma 2 \ 1981 a minha gratidão e emoção pelo o carinho recebido de todos que compareceram em especial aos nossos instrutores que tanto horaram com suas presencias e que mim comoveram com seus depoimentos, agradeço afetuosamente ao colega de turma Marcondi por esta iniciativa brilhante que reuniu nossa turma com os instrutores em especial também ao colega de turma Elias com estar magnifica matéria exibidas com as lindas fotos que ficará marcada por toda nossa existência. do colega de turma RC – 541 – J. ALVES José Marcos Alves ADSUMUS

  18. Oi, Gente! hoje fui surpreendido com o telefone de Marconi! Jamais imaginava que alguém, que não via há mais de 30 anos, pudesse localizar-me. Foi uma grata surpresa. Ele me falou do encontro cujas fotos já vi. Falou também do jantar que o grupo planeja. Legal. Quero participar desse momento para rever muitos companheiros e desfrutar da bela e agradável Natal. Até lá,então. Airton

  19. Agradecimento disse:

    Eramos 150 garotos. Para muitos uma experiencia impar. Deixar o seio de sua família e juntar-se até então, estranhos, era até certo ponto assustador. Os dias se passaram e fomos aprendendo um com os outros o respeito e admiração. A Escola terminou mais a amizade não. Fomos outra vez, desafiados a buscar novos horizontes. Mais Ariam até já mencionou: por onde andará “fulano?” E foi na busca dessa resposta que nossa turma nunca desistiu de reencontra-los. Tentamos quando completamos 10 e 20 anos. E agora aos 32. O nosso objetivo agora será integrar nossas famílias. A data já foi confirmada, contamos com vocês.

    • Anônimo disse:

      Galera como deve ter sido bacana e muito gratificante este reencontro de vcs , poxa como eu gostaria de estar presente ai com todos e curtir esse momento de alegria , a vida é isso amizade e comemorações pela vida , saudade e muitas lembranças dos dias que juntos passamos , momentos que trazemos na lembrança de dias vividos e passados ralando na disciplina para uma formação do muito que somos hoje.
      deixo um forte abraço para todos vcs , e espero que Deus possa me dar o prazer de estar com vcs em um futuro próximo ,no próximo encontro…

  20. A vida é feita de fases e essa é uma das quais jamais poderemos esquecer , continua presente no nosso dia a dia e simplesmente ver uma foto ou alguém comentar alguma coisa para tudo aquilo que vivenciamos durante a nossa fase como militar, volta tudo como se fosse um filme na nossa memória. Digo isso porque ao ver essa confraternização da Turma, eu vejo muitos compamheiros que serviram comigo em várias unidades e participamos de várias missões. Veja só, mesmo não sendo da Turma II/82 posso dizer que tive o privilégio de ser irmão de farda de todos. E esse sentimento continua. Para mim este é um momento ímpar na vida de cada um presente a esse evento. Parabéns a todos aqueles que direto ou indiretamente contribuiram para a realização desse magnífico evento. ADSUMUS.

  21. Paulino l/82, disse:

    Sou da Turma de 82, confesso que não consegui conter as emoções.
    Só falta reunir a turma l/82, vamos lá gente.
    Abraços a todos.

  22. Voltei no tempo. Foi com muita emoção q revi muitos amigos no qual passamos varios momentos inesquecivis, tempo bom que não volta mais.
    Sendo da II/82, mas revi pessoas que jamais imaginava rever, foi neste local que aprendi o valor de amar a patria, servir o Brasil e ter orgulho de ter sido um FUZILEIRO NAVAL.
    ADSUMUS.

  23. Jailson HUMBERTO T- II/82 (SO IF RM1) disse:

    Muito legal rever alguns dos Instrutores que também forjaram os guerreiros da T II/82. Parabens.

  24. Everaldo Cruz do Nascimento disse:

    Sou do 6° pelotão da 2 ° turma de 1981 em Natal. Sou pernambucano , mas estou morando em Natal e gostaria de reencontrar companheiros de turma. Posso ser encontrado pelo Facebook pelo nome ou meu zap 084987567640.

  25. Bom dia . Meu nome é Everaldo Cruz , sou do 6° pelotão da 2° turma de 1981 Natal. Gostaria de ter contato com os companheiros de guerra. Sou de Recife , mas voltei a morar em Natal . 084- 987567640 . Aguardo contato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *