Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 11h12 CulturaDestaque Nenhum comentário

(Foto: Bruno Dantas).

Redação/eliasjornalista.com

A Orquestra Sinfônica do RN em parceria com o Morada da Paz (Grupo Vila), realizou na noite desta quarta-feira (11), no Teatro Riachuelo, o concerto Tonheca Dantas: o Maestro dos Sertões. O projeto visa preservar e homenagear a memória deste músico potiguar e os 100 anos da valsa Royal Cinema, completados este ano.

O projeto, está sendo realizado via Lei Djalma Maranhão e conduzido pela Cooperativa de Música do Rio Grande do Norte, contempla o lançamento de um encarte com dois CD’s, contendo treze músicas de Tonheca Dantas executadas pela OSRN, fotografias, partituras digitalizadas e o e-book “A Desfolhar Saudades: uma Biografia de Tonheca Dantas”, do professor, pesquisador e historiador Cláudio Galvão. O encarte foi distribuído gratuitamente entre orquestras, bandas de música, escolas e bibliotecas de todo o país. O conteúdo também está disponível de forma gratuita no sitewww.tonhecadantas.com.br. A página possui textos sobre o músico, depoimentos, três músicas com partituras gerais e com a opção de ouvir e baixar, além de fotos e do vídeo documentário sobre o projeto.

“Uma noite especial e gratificante para todos nós que fazemos o Grupo Vila (Morada da Paz). Realizar um concerto com uma magnitude dessa, solidifica a nossa posição com relação ao apoio à cultura e o resgate da memória de projetos importantes como este. Tonheca Dantas é um conterrâneo ilustre, um homem simples do interior, mas à frente do seu tempo, autodidata que foi capaz de elaborar músicas de muita qualidade. A ideia de resgatar a obra dele lançando o CD e o livro, com certeza serve para perpetuar a história desse homem simples, saído do interior da região do Seridó, onde representou com maestria todos que compõe a família “Dantas”. Disse, Eduardo Vila, Diretor do Grupo Vila.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *