Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 06h07 DestaqueTurismo Nenhum comentário

1º Seminário DEL Turismo em Galinhos apresenta resultados do primeiro ano do programa no município 1.

Os resultados do Programa de Desenvolvimento Econômico Local – DEL Turismo no município de Galinhos, litoral norte do RN, foram apresentados na manhã desta quarta-feira (13), no 1º Seminário DEL Turismo, evento que contou com a participação de autoridades e representantes do trade turístico da região.

 

Galinhos foi o quinto município do RN a aderir ao DEL Turismo, uma metodologia inspirada no modelo alemão, implantada no RN por meio de parceria entre o Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, FASISC-SC, Ministério Federal para a Cooperação e o Desenvolvimento da Alemanha e as entidades empresariais alemãs BBW e SEQUA. Com adaptações focadas no fortalecimento do turismo local, o programa é executado na promoção da sustentabilidade e governança municipal de cada destino turístico. Além de Galinhos, São Miguel do Gostoso, Tibau do Sul, Parnamirim, Assú, Tibau, São José de Mipibu e Porto do Mangue já aderiram ao DEL.

 

Anfitrião, o prefeito Francinaldo Silva apontou a gestão participativa difundida pelo DEL, como o maior benefício do programa ao município. “Essa parceria de Galinhos com a Fecomércio foi excelente, pois uniu o conhecimento técnico que o Senac tem, com a força de vontade da gestão municipal. O DEL leva aos municípios uma equipe técnica com amplo conhecimento e visão, e isso nos impactou bastante. Além disso, o DEL influencia para que a comunidade se aproxime da gestão e faz com que ela participe diretamente dos projetos e, para mim, esse é o maior resultado em Galinhos”, disse o prefeito.

 

Implantado no RN em 2018, o DEL tem atraído o interesse dos municípios, especialmente após a projeção internacional que proporcionou ao RN, com a conquista de prêmio Sustainable Top 100 Destinations 2020 e 2021, concedido pela fundação holandesa Green Destinations. A secretária de turismo de Guamaré participou do Seminário e falou sobre a percepção do programa.

 

“Eu vejo o DEL como uma iniciativa que agrega bastante aos municípios aonde chega, sobretudo pela integração que ele proporciona ao poder público, privado e a sociedade civil. Temos acompanhado o desenvolvimento dos municípios que implantaram o DEL e saímos daqui com essa expectativa de levar o programa também a Guamaré, porque acredito que ele tem muito a acrescentar ao município”, disse a secretária.

 

A programação do evento contou com apresentação dos resultados pela equipe técnica do Senac, a entrega dos certificados aos voluntários que contribuíram com o desenvolvimento do programa e com a entrega da versão preliminar do PMT – Plano Municipal do Turismo ao prefeito Francinaldo Silva. O Gerente de Desenvolvimento Local do Senac e coordenador do DEL, Marcelo Milito, definiu como “muito enriquecedor” o primeiro ano do DEL em Galinhos, destacando-o como uma estratégia para municípios promoverem uma gestão de excelência, harmonizando a sustentabilidade e o turismo responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *