Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 23h08 CulturaDestaque Nenhum comentário

Crédito Sandro Menezes/Governo RN.

Feira agropecuária conta com o apoio do Governo do Estado e com vasta programação de exposições, negócios e shows culturais

A 3ª Agro São Gonçalo – a agrofeira da Grande Natal – abriu oficialmente nesta sexta-feira (04), em São Gonçalo do Amarante (RN). A festa se estende no final de semana, na comunidade Poço de Pedra. A abertura contou com a presença da governadora Fátima Bezerra e do prefeito Eraldo Paiva. O evento conta com uma programação que oferece oportunidade de negócios, exposições, crédito rural, corrida de jegue, torneio leiteiro, competições, oficinas, palestras e uma programação cultural com shows durante os dias de festividade.

A feira é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE), em parceria com a Prefeitura Municipal e integra o calendário oficial das exposições agropecuárias que este ano passa por 35 municípios do Rio Grande do Norte, com um investimento de R$ 3 milhões.

Para a Feira em São Gonçalo do Amarante, a SAPE montou uma estrutura de estande que vai servir como apoio para as secretarias e órgãos do governo presentes na feira, como o IDIARN, a EMPARN, a EMATER, a AGN, além da secretaria da Agricultura Familiar (SEDRAF).

“Muito importante essa parceria com a prefeitura, as secretarias e órgãos estaduais, junto com o SEBRAE, para que a gente possa promover cada vez mais o desenvolvimento e a economia local”, afirmou a governadora durante a visita ao evento.

O Idiarn ficará responsável pela fiscalização e recepção dos animais; além disso, técnicos do órgão ministrarão palestra sobre a doença do Mormo. A Emparn estará no estande da Sape e terá também exposição de bovinos. A Emater estará presente na AgroFest com palestra sobre “Conservação e Armazenamento de Forragem”. O Sebrae também marcará presença na AgroFest com a palestra “Desmame e Confinamento de Cordeiro, devo fazer”. Além disso, estará com o Bode Móvel.

Além dos já citados, a governadora esteve acompanha de Márcia Maia, diretora da AGN, Mauro Manso, diretor do Idiarn e Rodrigo Maranhão, diretor-presidente da Emparn. Também estiveram presentes a deputada estadual Divaneide Basílio, o diretor técnico do SEBRAE-RN, João Hélio e  vereadores do município.

Estrada da Produção

Para quem quiser chegar à 3ª Agro São Gonçalo, o caminho é pela Estrada da Produção.

A construção da estrada foi iniciada e finalizada no governo de Fátima Bezerra, ainda em 2022, e recebeu o montante de R$ 20 milhões, por meio do Projeto Governo Cidadão e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), com recursos garantidos pelo empréstimo estadual junto ao Banco Mundial.

De grande importância econômica para a Região Metropolitana de Natal, a construção da via facilita o escoamento da produção agrícola, o transporte de mercadorias e o deslocamento populacional, além de dinamizar o turismo, especialmente porque passa por trás do aeroporto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *