Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 14h10 CulturaDestaquePlantão Nenhum comentário

Espetáculo No Coração da Lua (Grupo Estação de Teatro).

De 03 a 15 de outubro de 2023, a capital potiguar receberá o 6º Festival de Teatro Infantil de Natal – FESTIN, que promete animar a cidade com doze dias de espetáculos emocionantes e inspiradores para todas as famílias. O FESTIN, como carinhosamente é conhecido, contará com programação totalmente gratuita no Teatro Alberto Maranhão (TAM), Praia Shopping e na Cidade da Criança. Os ingressos serão entregues ao público com 1h de antecedência, na bilheteria do teatro.

O 6º FESTIN contará com mais de 20 atrações, incluindo 13 espetáculos gratuitos no Teatro Alberto Maranhão, divididos em duas mostras: Nordeste e Potiguar. Estas apresentações imperdíveis são uma mistura fascinante de obras de várias cidades, incluindo Natal, Mossoró, Caicó, João Pessoa, Fortaleza e Recife. “O FESTIN tem se consolidado como um dos principais projetos teatrais especiais para o público infantil na região, enriquecendo a cena cultural potiguar e fortalecendo a relação entre educadores e artistas. Estamos muito entusiasmados e felizes em lançar essa programação”, pontua o idealizador, jornalista e produtor cultural Amaury Veríssimo Júnior.

Com uma curadoria cuidadosamente elaborada pelo criador do festival, Amaury Junior, em colaboração com o ator e gestor cultural José Neto Barbosa e o professor doutor Ildsnei Medeiros, conhecido como Prof. Disney, o festival terá como tema “o teatro e a educação do sensível”. A temática promete aprimorar ainda mais o conceito do projeto como um evento dedicado às celebrações da cultura teatral para as fases do desenvolvimento infantil.

O Festival é realizado pela Idearte Produções. Sua missão é fomentar o diálogo entre educadores e artistas, ao mesmo tempo em que promove uma produção cultural voltada para o público infantil. O foco principal do festival é oferecer acesso gratuito ao teatro para alunos da rede pública e privada da região metropolitana de Natal, além de atrair um grande público espontâneo em todos os espetáculos.

A 6ª edição do FESTIN tem patrocínio da Prefeitura do Natal; Programa Djalma Maranhão; Unimed Natal e Colégio Contemporâneo, com apoio cultural do Governo do RN; Fundação José Augusto; Praia Shopping e Vereador Raniere Barbosa.

Programação completa:

MOSTRA NORDESTE – Teatro Alberto Maranhão (Natal/RN)
Dia 03/10, terça-feira, às 16h, Cênicas Cia. de Repertório de Recife/PE apresentará a peça “Pluft, o Fantasminha” como abertura oficial do Festival na Mostra Nordeste; Dia 04/10, quarta-feira, às 15h, Cia. 2 em Cena de Recife/PE, peça “Enquanto Godot Não Vem”;
Dia 05/10, quinta-feira, às 15h, Grupo Pavilhão da Magnólia de Fortaleza/CE, peça “Napoleão”;
Dia 06/10, sexta-feira, às 15h, Grupo Teatral Arretado Produções Artísticas de João Pessoa/PB, peça “Troca-se Histórias por Brincadeiras”; Dia 07/10, sábado, às 16h, a renomada multiartista Mari Bigio de Recife/PE apresentará a peça “Cordel Animado” como encerramento da Mostra Nordeste.

MOSTRA POTIGUAR – Teatro Alberto Maranhão (Natal/RN)
Dia 08/10, domingo, às 16h, a Cia. Torta de Natal/RN apresentará a estreia da peça “O Monstro da Lua” como abertura da Mostra Potiguar;
Dia 09/10, segunda-feira, às 15h, na Sala da Orquestra, Trapiá Cia. Teatral de Caicó/RN, peça “As Pelejas de Baltazar”; Dia 10/10, terça-feira, às 15h, Cia. Bagana de Teatro de Mossoró/RN, peça “A Coisa do Humano”; Dia 10/10, terça-feira, às 19h, Grupo de Teatro UNIFACEX de Natal/RN, peça “Sonhos de uma Noite de Verão”; Dia 11/10, quarta-feira, às 15h, Grupo Estação de Teatro de Natal/RN, peça “Histórias de um Viajante”;
Dia 12/10, quinta-feira, às 16h, no Dia das Crianças, o Grupo Estação de Teatro em parceria com a Bobox Produções apresentará o grande destaque da programação, a peça “No Coração da Lua”;
Dia 13/10, sexta-feira, às 15h, Cia. A Máscara de Teatro de Mossoró/RN, peça “Ensopado de Histórias”;
Dia 14/10, sábado, às 17h, o Grupo Facetas, Mutretas e Outras Histórias apresentará a peça “Sal, Menino Mar” como encerramento da Mostra Potiguar.

AÇÃO FORMATIVA – Salão Nobre do Teatro Alberto Maranhão (Natal/RN)
Dia 14/10, sábado, com credenciamento às 13h, ocorrerá o II Seminário Cultura, Arte e Educação, com um debate sobre o tema “o teatro e a educação do sensível: o papel do fazer teatral na Cultura Infância”. Haverá homenagem aos artistas potiguares Nara Kelly, Makarios Maia, Dadá e Everardo Muniz (Bisteca e Bochechinha), bem como entregará menção honrosa às atrizes remanescentes do antigo Grupo Teatral Jesiel Figueiredo, entre outras personalidades.

AÇÕES PARALELAS – Praia Shopping (Natal/RN)
Dia 12/10, quinta-feira, às 15h, Miele Produções, peça “A Cigarra e a Formiga”;
Dia 14/10, sábado, às 16h, será a apresentação do “Show Kids”;
Dia 15/10, domingo, às 16h, será a apresentação do Circo do Bisteca e Bochechinha.

ENCERRAMENTO DO FESTIVAL – colaboração com o Projeto Domingo na Cidade, na Cidade da Criança (Natal/RN)
Dia 15/10, domingo, às 13h, haverá apresentações da Zumba Kids, Mágico Capitão Jack com o espetáculo “A Mágica é Arte que Faz Encantar” e do show da cantora Mara Dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *