Festa da Democracia – Em seu primeiro discurso a presidenta reafirmou seu compromisso com a igualdade de oportunidades para as mulheres, a liberdade de imprensa, democracia em todos os níveis e a erradição da miséria. “Serei presidenta de todos os brasileiros e brasileiras, respeitando as diferenças de crença e orientação política, disse Dilma Russeff.”
Sim a Mulher Pode! ” gostaria que pais e mães de meninas olhassem hoje nos olhas delas e dissessem: “Sim, a mulher pode ser presidente do Brasil.”
Numa abstenção de mais de 29 milhões de eleitores, sinaliza claramente o quanto será importante uma reforma política em seu governo. A falta de interesse pela eleição, deixa claro o caminho natural que a sociedade gostaria de tomar, onde o voto em nosso país fosse livre e não obrigatório.
O dia 1° de janeiro de 2011 será especial para o Brasil. É quando vai tomar posse a primeira mulher eleita Presidenta da nossa História. Dilma Russeff (PT) receberá a faixa presidencial de seu mentor político, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, também vitorioso por ter feito sua sucessora.
Muito me orgulha em saber que a vitória de Dilma acontece quase 80 anos depois que as mulheres conseguiram o direito de ir às urnas. A primeira autorização para o voto veio em 1932 através do Código Eleitoral Provisório, sendo que até 1946 o voto feminino não era obrigatório, e que antes dessas conquistas o Estado do Rio Grande do Norte foi o primeiro a permitir que mulheres votassem e se candidatassem, em 1927. Os eleitores do estado escolheram Alzira Soriano como a primeira prefeita do país, na cidade de Lajes, em 1928.