Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 02h11 Geral [ 2 ] Comentários

Festa da Democracia – Em seu primeiro discurso a presidenta reafirmou seu compromisso com a igualdade de oportunidades para as mulheres, a liberdade de imprensa,  democracia em todos os níveis e a erradição da miséria.  “Serei presidenta de todos os brasileiros e brasileiras, respeitando as diferenças de crença e orientação política, disse Dilma Russeff.”

Sim a Mulher Pode! ” gostaria que pais e mães de meninas olhassem hoje nos olhas delas e dissessem: “Sim, a mulher pode ser presidente do Brasil.”

Numa abstenção de mais de 29 milhões de eleitores, sinaliza claramente o quanto será importante uma reforma política em seu governo.  A falta de interesse pela eleição, deixa claro o caminho natural que a sociedade gostaria de tomar, onde o voto em nosso país fosse livre e não obrigatório.

O dia 1° de janeiro de 2011 será especial para o Brasil. É quando vai tomar posse a primeira mulher eleita Presidenta da nossa História. Dilma Russeff (PT) receberá a faixa presidencial de seu mentor político, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, também vitorioso por ter feito sua sucessora.

Muito me orgulha em saber que a vitória de Dilma acontece quase 80 anos depois que as  mulheres conseguiram o direito de ir às urnas. A primeira autorização para o voto veio em 1932 através do Código Eleitoral Provisório, sendo que até 1946 o voto feminino não era obrigatório, e que antes dessas conquistas o Estado do Rio Grande do Norte foi o primeiro a permitir que mulheres votassem e se candidatassem, em 1927. Os eleitores do estado escolheram Alzira Soriano como a primeira prefeita do país, na cidade de Lajes, em 1928.

2 respostas para “Dilma Russeff – Primeira mulher a chegar à Presidência do Brasil”

  1. Charles Marçal disse:

    Meu amigo Elias, bom dia!
    Concordo com vc, discordando em um ponto q eu considero primordial para se ter uma idéia correta da eleição da 1ª mulher do nosso Brasil, o fato é q já estava na hora de se quebrar esse tabú, mas a pessoa escolhida é q no meu modo de pensar ñ foi a mais interessante, pq para mim ela vai manchar a eleição da 1ª mulher no Brasil para sempre, veja só os números abaixo:
    Com relação ao seu segundo parágrafo em q vc cita as abstenções na eleição do 2º turno, eu acho q a maioria do povo brasileiro ñ escolheu a Dilma através do voto, os números dizem isso claramente, pelas contas da apuração temos o seguinte resultado:
    Eleitorado = 135.804.433;
    Abstenções = 29.197.152 (21,4 de todo eleitorado brasileiro);
    Eleitores da Dilma = 55.752.529 (41% de todo eleitorado brasileiro); e
    Eleitores do Serra = 43.711.388 (32,18% de todo eleitorado brasileiro).
    Levando-se em consideração todos eleitores brasileiros é claro q vc vai me dizer q as abstenções não são todos eleitores da Dilma, concordo com vc, mas tbm ñ fizeram questão de votar, então ñ kizeram nem uma e nem outro, então por esse motivo ñ pode se considerar uma eleição favorável a quebra desse tabú brasileiro, se nós considerarmos apenas os votos válidos tbm teremos números parecidos na proporção final.
    Mas espero que vc esteja certo e eu errado nesta minha observação, pq apesar de tudo eu sei q em time q está ganhando ñ se mexe, mas q ela vai ter q rebolar para conquistar quase 55% dos eleitores Brasileiros q ñ a kizeram no poder isso ela vai ter de fazer…
    (Se formos contar os votos válidos teremos quase 65% de eleitores q ñ kerem a Dilma nem tão pouco o Serra, é claro dentre os piores se elegeu a menos pior acho eu.)
    Deixo pra vc esse comentário de coração…

    • Prezado Marçal,

      Primeiro gostaria de agradecer pelo prestígio de comentar algo tão importante no meu blog. É claro que respeito suas
      colocações, espero que as suas dúvidas possam se transformar em satisfação ao longo do governo de Dilma Russeff e
      que toda população barsileira seja beneficiada com suas ações.

      Gde abraço e mais uma vez obrigado!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *