Agentes Mirins Ambientais recebem presentes do Papai Noel no Parque da Cidade.

O grupo de 80 crianças do projeto Agente Mirim Ambiental de Natal, (AMANA), programa coordenado pelo Guarda Municipal do Natal e executado no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte com, foi beneficiado com a entrega de presentes da “Campanha Papai Noel, nesta quinta-feira (21), em parceria com os Correios.

As crianças com faixa etária de 7 a 14 anos atendidas pelo Amana residem nas comunidades situadas no entorno do Parque. E tiveram suas cartas ao Papai Noel adotadas pelos amigos e colaboradores que tornam-se padrinhos voluntários das cartinhas remetidas por crianças aos Correios.

O programa Amana celebra 10 anos de existência, e nos últimos 9 anos, tem o grupo dos Correios como parceiro. A campanha tem como objetivo incentivar o interesse pelo aprendizado da escrita de cartas pelas crianças e estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas e emocionais, explica o coordenador geral do projeto Amana, Marconi Lucas

Para o coordenador Marconi Lucas, a causa é nobre e também ajuda a tirar do papel os sonhos de muitas crianças. E conta que as celebrações fraternas do grupo continuam no dia 13 de janeiro, com o encerramento oficial das atividades do ano de 2023 na escola Municipal Professora Emília Ramos, no bairro de Cidade Nova.

Na oportunidade, acontecerá a entrega de certificados aos formandos na presença de familiares e parceiros do programa. As atividades do Amana retornam em Março de 2024.

Projeto Amana

Criado em 04 de novembro de 2013, oficializado como programa pela Lei 7.268, o AMANA é uma proposta da Secretária Municipal de Segurança Pública e Defesa social, operacionalizado por guardas municipais de
pretensões socioambientais, que tem como objetivo formar Agentes Mirins Ambientais multiplicadores como uma saída para a preservação e conservação do meio ambiente.

As atividades são desenvolvidas no Parque da Cidade numa parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) , às terças e quintas-feiras. Oficinas de cidadania, meio ambiente, música, esporte e lazer são instrumentos de integração. Atualmente o programa conta com 80 crianças inscritas, sendo feito acompanhamento pedagógico e social por seus coordenadores.