Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 13h08 CidadeDestaque Nenhum comentário

Equipe de Educação em Saúde da ZN reforça atividades sobre aleitamento materno.

Redação/Portal de notícias e fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com

A equipe de Educação em Saúde da zona Norte de Natal reiniciou as ações de promoção à saúde dentro da campanha Agosto Dourado, que conscientiza sobre apoio ao aleitamento materno. As atividades se repetem nas manhãs das terças-feiras na UBS Pajuçara e Maternidade Dr. Leide Morais. Já nas quintas-feiras, ocorrem na UBS Pajuçara pela manhã, e, à tarde, na Maternidade Dr. Leide Morais.

A programação conta com apresentação teatral em alusão ao tema da campanha, palestras, orientações educativas e cuidados com a pandemia. De acordo com o educador Arthur Peixoto, essa é mais uma das ações lúdicas de promoção e educação em saúde, as quais apresentam potencial de mobilizar e conscientizar os usuários de forma autônoma e ativa, de forma a serem protagonistas do processo de prevenção e promoção à saúde.

“O objetivo da campanha é, portanto, viabilizar ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. É fundamental comemorarmos o ‘Agosto Dourado’ para proteger as crianças e reduzir os níveis de mortalidade infantil. Isso se deve ao leite materno, que é um alimento completo, sendo que o colostro, inclusive, é considerado a primeira vacina do bebê”, destacou Arthur.

Um dos destaques nas intervenções é a conscientização sobre a necessidade da amamentação exclusiva até os seis meses de idade. “Vale ressaltar que também está sendo abordada a importância da doação do leite materno para os bancos de leite, objetivando auxiliar as mães e seus bebês, principalmente os prematuros. Além disso, está sendo passada a importância dos cuidados que as famílias devem ter em tempo de pandemia”, acrescentou Arthur.

Semtas realiza ciclo de palestras para servidores que atuam com usuários

A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) realizou, na manhã desta segunda-feira (17), na região Norte, mais uma reunião temática regionalizada, de forma presencial e online, sobre o tema “Valorização da Vida”. Este é um ciclo de palestras mensais disponibilizado pela Prefeitura do Natal, através da Semtas, para contribuir com a valorização dos servidores que atuam no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

O público-alvo são os orientadores sociais, técnicos de nível superior e coordenadores, ou seja, servidores que atuam diretamente com os usuários. O núcleo socioeducativo do Setor de Serviços de Proteção Social Básica proporciona mensalmente vivências lúdicas e de sensibilização, acolhendo os profissionais que atuam na Proteção Social Básica. Trata-se de um acolhimento socioafetivo, cuja intenção é ‘cuidar de quem cuida’, em parceria com o Núcleo de Apoio à Saúde do Servidor, com objetivo de aproximar as equipes da Proteção Social Básica que atuam no mesmo território.

A ideia faz parte do planejamento de atuação da Proteção Social Básica no município do Natal, envolvendo as quatro regiões administrativas, no mês de agosto. “Na semana passada, acolhemos os servidores da região Oeste e na próxima semana acolheremos os da região Leste e Sul sempre conduzidos de forma sensível por parte das artes-educadoras, músico, pedagogas e psicólogo do Setor de Proteção Social Básica”, afirma Miessa Dutra, chefe do Setor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *