Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 12h07 CulturaDestaque Nenhum comentário

Chorinho da Pipa.

Em formato Circuito, após a realização em Pipa, de 10 a 13 de agosto, o Festival segue para São Miguel do Gostoso do dia 17 ao dia 20 – programação gratuita

Mais uma vez a música vai assumir o protagonismo nas ruas, hotéis, pousadas, comércios, bares, restaurantes e vielas da charmosa e encantadora Praia de Pipa, em Tibau do Sul-RN, com o Fest Bossa & Jazz – Circuito 2023. O maior festival de jazz, blues, bossa nova e música instrumental do Nordeste, vai abraçar turistas, moradores, empresários e amantes da música, de 10 a 13 de agosto, com uma programação gratuita e para todas as idades. A curadoria acaba de liberar o primeiro bloco de atrações para a edição no litoral sul do Estado.

Neste ano, em formato de Circuito, o Festival será realizado em sequência em um só mês, com oito dias de evento, sendo quatro dias no litoral Sul e quatro no litoral Norte, nas praias mais badaladas do Rio Grande do Norte. Após a realização em Pipa, o evento segue para São Miguel do Gostoso (de 17 a 20 de agosto).

Como já é uma marca registrada do Festival, a line-up sempre traz grandes artistas da música local, nacional e internacional e promove intercâmbios ímpares, memoráveis e valiosos. Entre os primeiros nomes confirmados para Pipa, estão: Angela Ro Ro, um dos principais nomes da indústria musical brasileira, uma artista completa e com mais de 50 anos de carreira. Cantora, compositora e também pianista, dona de um canto raro e emocionante, começou sua história na década de 1970, trabalhando como cantora nas noites do Rio de Janeiro, até atrair o interesse das gravadoras. Seu sobrenome artístico faz referência a sua voz rouca, marca registrada. O primeiro trabalho de Angela foi marcado pelo sucesso “Amor Meu Grande Amor”, que a impulsionou em meio aos grandes artistas da MPB, daí por diante, não parou e conquistou a plateia em todo o mundo. Para o Fest, acompanhada de um pianista, Ro Ro prepara um grande repertório com clássicos do jazz e alguns dos seus sucessos, que prometem emocionar e envolver o público.

Confirmada também Liz Rosa com o Tributo a Leny Andrade. A convite do Festival, Liz, cantora potiguar radicada em Nova York, fará uma homenagem à rica discografia da diva do jazz brasileiro, Leny Andrade (que morreu no dia 24 de julho), considerada a madrinha do Fest Bossa & Jazz, desde a sua participação como atração principal, na primeira edição do evento, em 2010. Acompanhada por Eduardo Taufic (piano), Daniel Ribeiro (baixo) e Darlan Marley (bateria), Liz passeia por canções que marcaram a carreira de Leny como “Rio”, “Estamos aí”, “Batida diferente” e “A Night in Tunisia”. O show contará ainda com participações super especiais que serão divulgadas em breve.

Representando a riqueza da cena musical do RN, além de Liz Rosa, o Festival convida o músico Bruno de Lira, um dos jovens guitarristas mais requisitados do cenário instrumental potiguar; o grupo Chorinho da Pipa, formado na praia da Pipa através do anseio de músicos, vindos de outras cidades e países, de compartilharem seus conhecimentos musicais; Rodrigo Lacaz, cantor e instrumentista de Natal/RN, é detentor de voz melodiosa e visceral. Conta com duas décadas de apresentações nos palcos, do Teatro Riachuelo ao calçadão de Ponta Negra e de Ipanema, de festivais como o Camomila, MADA, DoSol (esses dois últimos na sua época de banda Lunares) à calçada da Avenida Paulista. Desde 2014 tem explorado o formato de shows de rua apresentando-se em espaços públicos de mais de 20 cidades no Brasil e no exterior (Itália e Coreia do Sul). Do estado vizinho, diretamente da Paraíba, o grupo Baião de Três, um projeto do músico Heráclito Dornelles, que é formado em Bacharelado em música pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Outro nome de peso nesse primeiro bloco de confirmados é Igor Prado, que vem com seu novo projeto, Igor Prado & TJR.  Considerado um dos melhores nomes da nova geração pela crítica norte-americana e europeia, o guitarrista já tocou nos principais festivais do mundo, passou por mais de 40 países levando toda a essência e o diferencial do seu som. Neste ano, com 20 anos de carreira, estreia seu projeto “Igor Prado & TJR” misturando o blues, soul e funk norte-americano com o afro-beat, hip-hop e derivados do Brasil. O show contará com a banda TJR formada por músicos veteranos da cena Black, Soul & Gospel juntamente com o DJ EB, revelação do cenário paulistano numa fusão de ritmos, grooves e sensações.

Internacional

Da cena internacional para os palcos do Fest Bossa & Jazz, Lo Steele, cantora, compositora e atriz premiada em Portland, Oregon. Nomeada uma das “Melhores Novas Bandas” da Willammette Week de 2022, ela aspira fazer arte que “faça você se sentir visto”. Lo lançou recentemente dois novos singles, intitulados Nighttime Friends e Give Yourself Grace, e começou a trabalhar em um álbum completo de música original intitulado “Happy Girl”. Como filha da “Primeira Dama do Blues” de Portland, LaRhonda Steele, e do talentoso pianista Mark Steele, Lo se dedica a continuar o legado de boa música de seus pais, narrativa autêntica, gentileza e compromisso com a arte de fazer música.

 

E, completando a lista, a cantora e compositora norte-americana, Haley Isadora. Desafiadora de gêneros, Haley é cantora, compositora e educadora de música. Natural de Massachusetts, ela divide sua carreira entre Estados Unidos e Brasil (especialmente Natal/RN e São Paulo/SP).

 

O Fest Bossa & Jazz 2023, na Praia da Pipa, tem o patrocínio da Ster Bom, por meio do Programa Cultural Câmara Cascudo do Governo do Rio Grande do Norte e da Prefeitura de Tibau do Sul, apoio da Secretaria de Turismo de Tibau do Sul, Luck Receptivo, Michelle Tour, G7 Comunicação e a realização da Juçara Figueiredo Produções.

 

Fest Bossa & Jazz – 14 anos

Reconhecido e firmado no calendário potiguar, o Fest Bossa & Jazz, idealizado por Juçara Figueiredo Produções, surgiu em 2010 e já realizou várias edições em quatro cidades do Rio Grande do Norte (Natal, Pipa, São do Miguel do Gostoso e Mossoró), reunindo sempre um grande público por onde passa. O Festival atua no incentivo, aprimoramento e formação de músicos do Estado, além de propagar valores culturais e sociais em diversos âmbitos na oferta de oficinas gratuitas destinada aos jovens da rede pública de ensino e workshops para estudantes, curiosos e amantes da música.

Mais informações e para ficar por dentro das novidades, acesse o site www.festbossajazz.com.br e as redes sociais @festbossajazz.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *