Crédito Adrovando Claro/ SME.

A Secretaria Municipal de Educação de Natal, por meio do Departamento de Ensino Fundamental, realizou na segunda-feira (11), a formação docente continuada de Artes com o tema “Diálogo entre ensino de artes visuais e performance”. A palestrante foi a professora Roseneide Soares Silva (Rosi Guedes), que apresentou pesquisa de mestrado sobre o uso da performance no ensino de artes visuais. O encontro reuniu 40 professores, na Livraria Paulus, localizada no Centro da cidade.

A professora Rosi Guedes que leciona na Escola Municipal Professora Terezinha Paulino de Lima, e trabalha na Educação de Jovens e Adultos (EJA), explicou que o foco da formação foi estabelecer um diálogo entre o ensino de artes visuais e a performance, um tema inovador e desafiador. “Venho trazendo esse diálogo que eu traço a partir do meu trabalho para os professores da formação, buscando fortalecer o ensino. Esse conjunto de processos que trata um tema fundamental a partir das especificidades da própria linguagem das artes visuais”, disse.

Rosi Guedes compartilhou sua experiência acadêmica e profissional, discutindo a pesquisa que desenvolveu e atividades voltadas para a sala de aula. Durante a formação, a professora destacou a importância de explorar a materialidade na linguagem das artes visuais. Ela enfatizou os materiais simples, como tecido, linha e agulha, que podem se transformar em ferramentas valiosas para criar atividades práticas e experimentais dentro da sala de aula. Rosi Guedes também abordou o conceito de performance dentro das artes visuais, destacando como o corpo e a materialidade são elementos essenciais para a compreensão desse conceito. Ainda incentivou os professores a desenvolverem estratégias que envolvam a visualidade e o corpo, promovendo a incorporação da obra de arte pelo corpo em ação performática.

Um dos pontos altos da formação foi a apresentação do “Manto Artístico”, um trabalho realizado pelos estudantes da EJA na escola onde a palestrante leciona. Esse projeto criativo envolveu as materialidades discutidas durante a formação e resultou em um objeto relacional que pode ser tanto exposto quanto vestido, permitindo a total incorporação da obra pelo corpo, conforme discutido durante a palestra.

A assessora da SME-Natal, Márcia Betânia Alves da Silva, destacou a participação ativa dos professores. Ela ressaltou que os docentes se envolveram nas atividades e conseguiram absorver os ensinamentos da professora Guedes. “Eles se envolveram bastante nas atividades, e durante a observação do momento de construção do objeto artístico que cada um estava produzindo, percebemos o quanto os professores coletivamente estavam ali naquele desenvolvimento da performance em si”, concluiu.