Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 19h08 CidadePlantão Nenhum comentário

Cadastro Único: Parnamirim realiza busca ativa de famílias unipessoais e grupos específicos.

A busca ativa é contínua e tem como carro-chefe as famílias unipessoais e pertencentes a grupos como quilombolas, pescadores artesanais e catadores de material reciclável.

A Central de Atendimento Social de Parnamirim está realizando a busca ativa de famílias no âmbito do município com ênfase nas unipessoais e naquelas pertencentes a alguns grupos específicos.

Para o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, família é o grupo de pessoas que mora em um mesmo domicílio e compartilha as mesmas rendas e despesas. A família unipessoal, portanto, é composta por apenas uma pessoa.

A busca ativa também tem o objetivo de regularizar a situação das famílias que pertencem aos seguintes grupos:

Indígenas, quilombolas, ciganos e comunidades de terreiro;

Pescadores artesanais, catadores de material reciclável e famílias com integrantes presos do sistema carcerário;

Idosos, deficientes e pessoas em situação de rua.

Além desses grupos, as crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil também podem se apresentar para que sejam devidamente identificadas e inseridas na base de dados do Cadastro Único.

Segundo os registros do CadÚnico do município, a cidade possui cerca de 10 mil famílias unipessoais – muitas cadastradas no sistema ou com a última atualização em novembro, dezembro, janeiro e fevereiro. Quem está nessa situação, ou recebeu alguma notificação, precisa agendar o atendimento para se apresentar na Central de Atendimento Social o mais breve possível.

De acordo com o coordenador do CadÚnico, Alman Martins, o processo de atualização é muito importante e deve ser contínuo. “Apenas mediante as atualizações, podemos identificar situações de famílias com integrantes que têm direito a algum benefício social e nem sabem disso, como um BPC, por exemplo”, disse.

A Central de Atendimento Social conta com dois canais de atendimento de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 16h: WhatsApp 98726-9904 ou no 3645-6007. O Cadastro Único fica na Rua Pedro Bezerra Filho, 55, no bairro de Santos Reis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *