Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 21h07 CidadeDestaque Nenhum comentário

Crédito Elias Medeiros.

A CAIXA inaugurou, nesta quinta-feira (6), em Natal, mais uma unidade da Sala das Cidades e Estados. O espaço, que funcionará na avenida Câmara Cascudo, 344, no bairro da Ribeira, é exclusivo para atendimento e utilização por representantes dos governos municipal e estadual.

No local, os entes públicos têm à disposição toda a estrutura do banco para atendimento especializado e o portfólio de soluções da CAIXA.

A cerimônia de inauguração contou com a presença da presidenta da CAIXA, Maria Rita Serrano, da governadora do Rio Grande Norte, Fátima Bezerra, do vice-governador, Walter Alves, da senadora Zenaide Maia, da deputada federal Natália Bonavides. Representando os prefeitos do estado, o presidente da Femurn (Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte), Luciano Santos, além de demais autoridades e dos vice-presidentes da CAIXA, Henriete Bernabé (Risco), e Sérgio Mendonça (Pessoas).

“A Sala permite que a CAIXA estreite o relacionamento com as cidades e estados. Mais do que isso, o banco coloca à disposição todo o seu corpo técnico do para auxiliar os gestores locais a construírem projetos para impulsionar o desenvolvimento econômico e social da região”, afirma Maria Rita Serrano.

Bezerra agradeceu à CAIXA e classificou a abertura do espaço como um momento histórico. “Essa Sala significa o diálogo entre os governos, prefeituras e agentes de desenvolvimento para que juntos possamos avançar na definição dos projetos e na liberação dos recursos que promovem o desenvolvimento do Rio Grande do Norte”, disse.

Atualmente, a CAIXA dispõe de 74 Salas em 67 cidades pelo país.

Crédito Elias Medeiros.

Pró-moradia

Durante a inauguração da Sala, a presidenta da CAIXA afirmou que o banco vai honrar o contrato do programa Pró-moradia firmado em 2010 com o governo do Rio Grande do Norte, no valor de R$ 43 milhões.

“A medida vai favorecer 765 famílias que ficaram sem ter casa para morar em 43 municípios do estado”, disse Maria Rita Serrano.

O Pró-moradia é um programa de atendimento habitacional que tem a finalidade de oferecer acesso à moradia adequada à população em situação de vulnerabilidade social e com rendimento familiar mensal de até três salários-mínimos.

Crédito Elias Medeiros.

Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento

Ainda na cerimônia, a CAIXA apresentou um balanço dos contratos fechados com municípios do estado neste ano da linha de crédito de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa).

Ao todo, foram liberados R$ 341 milhões para os municípios de Areia Branca, Assú, Mossoró, Pedra Grande, Portalegre, Serra Negra do Norte e Tibau. Esse valor será investido em pavimentação de vias, saneamento, construção de casas, equipamentos comunitários, geração de energia limpa entre outros.

Pelo Finisa, o ente público pode pleitear recursos para apoiar investimentos em infraestrutura, mobilidade, equipamentos, iluminação, construção de escolas, creches, hospitais, entre outros. A linha de financiamento contribui para a melhoria das condições de vida da população, com geração de empregos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *