Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 16h07 CidadeDestaque Nenhum comentário

Campanha de vacinação contra meningite no RN entra na última semana.

As doses serão aplicadas em todos os municípios potiguares até 31 de julho

A vacina meningocócica ACWY, que previne a meningite e infecções generalizadas causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y, está disponível para adolescentes de 13 a 19 anos em todos os municípios do Rio Grande do Norte até 31 de julho.

Adolescentes e adultos jovens são os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença na comunidade, por isso a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) emitiu no início deste mês uma Nota Informativa recomendando a todos os municípios do RN que ampliassem a oferta da vacina para esta faixa etária.

A técnica do Programa Estadual de Imunização da Sesap, Iraci Nestor, explica que embora o maior risco de adoecimento para a doença meningocócica seja em crianças menores de um ano de idade, os adolescentes e adultos jovens são os que mais apresentam a bactéria em nasofaringe.

“Por isso chamamos a atenção dos adolescentes para que procurem as unidades básicas de saúde até 31 de julho, para que recebam a dose e garantam a proteção contra a meningite, doença grave e que pode levar à morte”, ressalta ela.

No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica. Provoca uma infecção nas meninges, membranas que envolvem a medula espinhal e cerebral, podendo causar sequelas e até mesmo a morte. Os principais sintomas são febre, rigidez na nuca, dor de cabeça intensa, vômitos e, em alguns casos, alterações neurológicas. A vacinação é a forma mais eficaz de evitar infecção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *