Crédito Arte/Semtas.

A cartilha “O ECA sob o olhar das crianças e adolescentes dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Prefeitura do Natal”, produzida em alusão ao 33º aniversário do ECA, será lançada durante a 12ª Feira de Livros e Quadrinhos de Natal – FliQ que irá acontecer nesta sexta-feira, 06, às 9h30, no Parque das Dunas.

O projeto permeia as atividades educativas desenvolvidas pelos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos  – SCFV durante todo o ano. Para marcar o aniversário desta conquista, as atividades foram intensificadas no mês de julho, com ênfase aos direitos fundamentais. Cada artigo foi trabalhado com a linguagem e metodologia adequada para cada faixa etária. Como resultado, as crianças e adolescentes produziram com sua própria forma de comunicar, o direito fundamental que mais chamou a sua atenção.

De acordo com a coordenadora do SCFV, Giliana Vale, “a princípio, a entrega das cartilhas seria nos próprios centros de convivência apenas para as crianças, os adolescentes e seus familiares, mas queríamos muito valorizá-los como artistas. Foi aí que surgiu a oportunidade de fazer o lançamento durante a FliQ, através da articulação com a Semtas”, frisa a assistente social.

A ideia foi juntar toda a produção em modelo de publicação e que pudessem reconhecer a realidade do que pensa, outra criança, outro adolescente, de um outro bairro, de uma outra região da sua cidade. A atividade foi coordenada pela Gestão da Proteção Básica com apoio das coordenações, orientações sociais e crianças e adolescentes dos Centros de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Cidade Nova, Santos Reis, Redinha e Ponta Negra. E a diagramação da cartilha foi feita pela equipe de Comunicação da Semtas.

O serviço de convivência e fortalecimento de vínculos é um serviço oferecido pela Proteção Social Básica, de forma complementar ao trabalho social com as famílias. As atividades com crianças e adolescentes são planejadas mensalmente seguindo o calendário temático da assistência social, além das temáticas pertinentes a cada grupo, surgidos na vivência diária dos grupos de crianças e adolescentes.

Feira de Livros e Quadrinhos de Natal (FliQ)

A 12ª edição de um dos principais eventos literários do Nordeste, a feira iniciou hoje (04) e vai até dia 8 de outubro, no Parque das Dunas, em Natal.

Com cerca de 100 horas de programação cultural totalmente gratuita para o público, a FliQ oferta música, teatro, lançamentos literários, bate-papo com escritores e quadrinistas, games, cordel, palestras, quadrinhos, cosplay, oficinas e contação de histórias.