Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 13h10 DestaquePolítica Nenhum comentário

Crédito da Foto/João Gilberto.

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte vai contar com a presença de cinco mulheres como deputadas a partir do próximo ano – a maior bancada feminina da história na Casa. O número representa um acréscimo de duas parlamentares em relação à atual legislatura.

Para as eleitas, embora seja um avanço importante, o número de deputadas ainda não é o ideal, visto que o Legislativo estadual tem 24 vagas. As mulheres representam 53% do eleitorado potiguar e serão 20,8% do parlamento.

A participação de cinco mulheres de uma vez na Casa Legislativa estadual é a maior desde 1966, segundo a série histórica do Tribunal Superior Eleitoral. Porém, segundo o Memorial da Assembleia Legislativa, essa é a maior bancada feminina registrada desde antes da década de 1960.

Segundo o jornalista Aluísio Lacerda, coordenador do Memorial do Legislativo, a primeira mulher eleita deputada no Rio Grande do Norte foi Maria do Céu Fernandes, em 1934. O maior número de mulheres no legislativo estadual antes da eleição deste ano havia sido de quatro parlamentares simultaneamente, marca alcançada em três oportunidades: nas eleições de 1998, 2002 e 2006.

G1 RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *