Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 06h03 CulturaDestaque Nenhum comentário

Crédito da Foto/Magnus Nascimento.

Projeto contemplado no Edital para o Centro Histórico, da Prefeitura de Natal, contará com 4 conferências e participações de Vicente Serejo, César Ferrario, Francisco Ivan, Humberto Hermenegildo

Em maio de 1948, Luís da Câmara Cascudo realizou uma conferência no salão do Instituto Histórico e Geográfico do RN sobre a História da Literatura Norte-Rio-Grandense. A palestra motivou a realização da Universidade Popular do Rio Grande do Norte, série de aulas que reuniu intelectuais como Januário Cicco, Otto Guerra, Edgar Altino, padre João Pereira Neto em torno de aulas acessíveis que abordaram diversos temas das ciências e artes.

 

Inspirada nesse movimento cultural, o Sebo Vermelho lança no próximo sábado, dia 1º de abril, das 9h30 às 11h30, sua “Universidade Livre do Sebo Vermelho”. Serão quatro conferências a cada sábado do mês,  abordando um tema diferente. Os encontros acontecem na área interna do Sebo Vermelho, que passou por uma reorganização para receber o público e convidados.

 

A “Universidade Livre do Sebo Vermelho” é uma realização do Sebo Vermelho Editora, com produção da Amarela Entretenimentos, Conta com o apoio da Prefeitura do Natal, através do edital A 02/2022 – Apoio para espaços culturais do Centro Histórico de Natal.

 

A estreia abordará o “Centenário de Ulisses, de James Joyce”. Apresentada pelo Professor Doutor Francisco Ivan, atual coordenador do Grupo de Pesquisa de Estudos Irlandeses e Estudos Literários da UFRN, a conferência trata da atualidade universal da obra do escritor irlandês, até hoje cultuado pelos amantes da literatura em todo o planeta.

 

A segunda conferência acontece no dia 8 de abril, sobre “Modernismo, Mário de Andrade e Câmara Cascudo: quem influencia quem?”. O professor, jornalista, escritor e cronista Vicente Serejo, um profundo conhecedor do Movimento Modernista de 1922, vai agraciar e dividir seu conhecimento com a plateia.

 

“Jorge Fernandes e o Café Majestic como salão literário” será o tema da 3ª conferência, no dia 15 de abril. A primeira parte da atividade será aplicada pelo Doutor Humberto Hermenegildo. A segunda parte contará com o monólogo  “Jorges”, encenado pelo ator e diretor Marcos Holanda, baseado no livro de poesia do poeta modernista Jorge Fernandes.

 

O encerramento do projeto será no dia 22 de abril com o “Recital Poético e Concerto de Violoncelo” tendo como convidado o dramaturgo,  ator e diretor César Ferrario, conhecido pelos trabalhos premiados no teatro e nas novelas da TV Globo. Ferrario vai recitar poemas de poetas norte-rio-grandenses, tais como Zila Mamede, Jorge Fernandes, José Bezerra Gomes, Câmara Cascudo, Miguel Cirilo, dentre outros.

 

Ao final, o violoncelista Diego Paixão fará um concerto com repertório dos compositores Villa-Lobos e Aldo Parisot. Diego é bacharel e Mestre em Música pela UFRN, onde estudou com Fábio Presgrave, e recebeu o prêmio de Mérito do Juri do concurso Jovens Solistas (etapa estadual) 2020 da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte.

 

SABOR LITERÁRIO

Uma das novidades criadas pela “Universidade Livre do Sebo Vermelho” é proporcionar uma experiência de confraternização entre público e convidados. Para isso haverá um momento de degustação de pratos relacionados com o tema de cada conferência. Por exemplo, na estreia vai ter degustação de pão irlandês acompanhado de rim na manteiga. A iguaria é descrita em uma das passagens da obra literária Ulisses:

 

“O rim! – gritou ele de repente. Meteu de cambulhada o livro no bolso de dentro e, topando com os artelhos contra o criado-mudo quebrado, apressou-se na direção do cheiro, descendo precipitado a escada com pernas de cegonha agitada.  Uma fumaça penetrante brotava com um embirro irado de um lado da frigideira. Empurrando um dente do garfo por baixo do rim desprendeu-o e virou e fê-lo  capotar de costas. Apenas um pouco queimado. Fê-lo saltar da frigideira e escorreu-lhe por cima o pouco molho pardacento. Xícara de chá agora. Sentou-se, cortou e amanteigou uma fatia de pão..”

 

SERVIÇO

“Universidade Livre do Sebo Vermelho”

Dias 1, 8, 15 e 22, das 9h30 às 11h30, no Sebo Vermelho

Av. Rio Branco, Centro. Entrada livre

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *