Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 20h09 DestaquePolítica Nenhum comentário

Comissão de Auditoria das Urnas realizará sorteio de Seções Eleitorais.

A Comissão de Auditoria das Urnas Eletrônicas informa que a indicação e/ou sorteio das seções eleitorais, cujas urnas eletrônicas serão submetidas aos procedimentos de auditoria e verificação dos sistemas, ocorrerá no sábado, 1º de outubro de 2022, no Plenário do edifício-sede do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), localizado na Av. Rui Barbosa, nº 215, Tirol, Natal/RN, às 9 (nove) horas da manhã. Também serão sorteadas as sessões que participarão do Projeto-Piloto do TSE de Teste de Integridade com Biometria que acontecerá no Colégio Objetivo, localizado na Av. Rui Barbosa, 1117 – Lagoa Nova, Natal – RN.

O procedimento de Teste de Integridade está regulado pela Resolução TSE n.º 23.673, de 14 de dezembro de 2021. Serão sorteadas, ao todo, 23 seções eleitorais, sendo:

  • 18 urnas indicadas/sorteadas submetidas à auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas sob condições normais de uso;
  • 3 para Auditoria mediante verificação da autenticidade e integridade dos sistemas;
  • 2 para o Teste de Integridade com Biometria, sendo estas necessariamente sessões do Colégio Objetivo.

A Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica não restringiu o sorteio e nem a indicação com distâncias-limite, logo poderão ser indicadas e/ou sorteadas quaisquer urnas de sessões eleitorais do estado para participarem dos testes. As urnas deverão chegar à capital até o fim do dia de sábado (01/10).

Os procedimentos de Auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas ocorrerão no horário da votação oficial, das 8h às 17h, no dia 2 de outubro de 2022, no Fórum Eleitoral de Natal, e podem ser acompanhados por qualquer pessoa interessada.

Passo a passo da Auditoria

  • Na véspera da eleição, no dia 01/10/2022, às 9h, no Plenário do TRE-RN, os partidos políticos e entidades fiscalizadoras poderão escolher as seções eleitorais cujas urnas deverão ser encaminhadas para passar pelo processo de auditoria. Caso não haja a participação dos partidos para a escolha de todas as urnas, elas serão escolhidas por sorteio.
  • As urnas escolhidas – de qualquer seção eleitoral do Estado – serão recolhidas pela Comissão de Auditoria e encaminhadas ao Fórum Eleitoral de Natal com escolta da Polícia Rodoviária Federal.
  • As urnas que forem retiradas de suas zonas eleitorais para passar pela auditoria, serão substituídas por outras.
  • No dia da eleição, 02/10/2022, iniciam-se os trabalhos do Teste de Integridade. Ou seja, no mesmo dia e horário das eleições, após a conferência dos sistemas e lacres e emissão da zerésima, iniciam-se os trabalhos para o Teste de Integridade, com a digitação das cédulas de papel pelos voluntários. Todo o processo será filmado e transmitido, em tempo real, pelo canal do TRE-RN no YouTube.
  • O encerramento do trabalho do Teste de Integridade será às 17h, do dia das eleições (02/10/2022). Encerrada a apuração, será feita a comparação entre os resultados obtidos nos Boletins de Urna (BUs) emitidos pelas urnas eletrônicas e os dos relatórios emitidos pelo sistema de apoio à votação – SAVP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *