Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 18h11 CidadeDestaque Nenhum comentário

Cultura e história potiguar marcam o Festival Histórico de Natal.

Ao longo de onze edições, a Caminhada Histórica de Natal tornou-se um evento cada vez mais grandioso e passou a fazer parte do calendário de festividades tradicionais da capital potiguar. Por isso, a partir da edição de 2022, a caminhada passa a fazer parte de algo ainda maior, o Festival Histórico de Natal, que continua com a proposta de resgatar a cultura e a história de Natal e integra a programação do Natal em Natal.

Além da Caminhada Histórica, fazem parte da programação do Festival os concursos de música, redação, que chegam à quarta edição, e o de fotografia, que chega à quinta, além da grande novidade do ano, o primeiro concurso de jornalismo. A ideia dos concursos é fomentar a produção artística, resgatar a cultura natalense e incentivar artistas locais e estudantes. Os editais podem ser encontrados no link: https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1gBVWEmyyDwPzQ0hu8we20mmF0H7H8-ow

O concurso de música está com as inscrições prorrogadas até este sábado (26). É a oportunidade de reconhecer as composições de artistas locais sobre a nossa cidade e valorizar nossa cultura. A final do concurso acontecerá no dia 16 de dezembro, no Espaço Ruy Pereira (Zé Reeira), com apresentação dos 12 finalistas. As informações podem ser encontradas no Instagram @concursomusicadenatal.

Já o concurso de redação, cujo objetivo é estimular o interesse dos jovens pela história de Natal, terá início em 2023 e premiará alunos e professores da rede pública e privada. O concurso de fotografia premiará as melhores imagens feitas durante a Caminhada Histórica. Para participar, é preciso se inscrever na Caminhada. As inscrições acontecem até 16 de dezembro. Para participar, é preciso trocar 2kg de alimento pelo voucher, nos pontos de troca: Frigoiás (Roberto Freire, Jaguarari e Prudente de Morais) e Avohai (Cidade Alta).

A novidade desse ano é o 1º Concurso de Jornalismo “Natal sem igual”. Com o tema “Uma cidade com história pra contar”, o prêmio tem como objetivo reconhecer a contribuição de profissionais de imprensa local para uma reflexão sobre a conservação da memória e do patrimônio de Natal, além de estimular a valorizar a produção jornalística da cidade.

O Festival é a oportunidade perfeita para quem quer conhecer melhor a história de Natal. A caminhada, programada para o dia 17 de dezembro, percorre monumentos e atrações históricas da cidade, contextualizando a origem e a importância histórica de cada um. Assim como nas edições anteriores, o Festival deixará um legado para a população com a produção de um documentário e de uma revista, que este ano terão como tema as igrejas locais.

“O Festival Histórico de Natal recebe esse nome para mostrar a amplitude do evento, que não se restringe a um único dia, mas a um período que movimenta vários setores e que mantém viva a história da nossa cidade. Continua sendo nosso objetivo estimular a população a conhecer suas raízes e promover a nossa cultura”, disse Jarbas Filho, idealizador do Festival.

O Festival é uma realização da Viva Entretenimento, e conta com o patrocínio da Prefeitura do Natal via Lei Djalma Maranhão, incentivado pela Unimed Natal, Arena das Dunas, DBEACH, CEI e Plano Urbanismo. Também conta com patrocínio do Governo do Estado do RN através da Lei Câmara Cascudo, incentivado por CDA Distribuidora, Frigoiás, Sadio, AquaCoco e Coca-Cola.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *