Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 10h08 CulturaDestaque [ 3 ] Comentários

A deputada Divaneide Basílio apoia a criação da Fototeca do Estado do Rio Grande do Norte (Fototeca Potiguar).. Crédito Antônio Murilo de Paiva (Padre Murilo).

Nesta quinta-feira (24), a deputada deputada Divaneide Basílio fará um pronunciamento na sessão plenária da Assembleia Legislativa do RN, em favor da criação da Fototeca do Estado do Rio Grande do Norte (Fototeca Potiguar).

No mês em que é celebrado o Dia da Fotografia, comemorado em 19 de agosto, a deputada Divaneide Basílio protocolou um projeto de lei, na Assembleia Legislativa, para criar a Fototeca do Estado do Rio Grande do Norte (Fototeca Potiguar). A ação busca reconhecer a imagem fotográfica como documento patrimonial, essencial na produção de conhecimentos, preservação histórica e construção da memória e da identidade cultural potiguar.

“A conservação e divulgação da história do RN, através de fotografias originais, identificadas com o traço cultural do Estado, contribuem para a valorização da memória, da história do desenvolvimento do estudo, da educação, da cultura e lazer e da identidade cultural e histórica do estado e da região Nordeste”, frisou a deputada Divaneide Basílio.

A partir da aprovação do PL, serão catalogados acervos de fotógrafas e fotógrafos potiguares, de forma física e virtual. Também serão organizadas exposições focadas no resgate de fotógrafos e fotógrafas pioneiros, emergentes e atuantes nos diversos Municípios do Estado e permitir a acessibilidade ao acervo, através das exposições da pesquisa, para uso e produção de bens culturais.

A Fototeca Potiguar será um espaço para a realização de exposições, palestras, workshops e atividades educativas que promovam o entendimento e a valorização da história potiguar, incentivando a participação ativa da comunidade e terá oportunidades para parcerias com instituições educacionais, culturais e científicas, tanto em âmbito estadual quanto nacional. Isso permitirá a troca de conhecimentos, o desenvolvimento de projetos conjuntos e ampliação do alcance da Fototeca.

Para viabilização da criação da Fototeca do Estado do Rio Grande do Norte (Fototeca Potiguar), o Poder Executivo poderá celebrar convênios com Órgãos Públicos Federais e Municipais e com entidades da sociedade civil sem fins lucrativos.

3 respostas para “Deputada propõe criação de Fototeca Potiguar”

  1. Alex Régis disse:

    Isso vai projetar a fotografia Potiguar para o mundo, muito importantes a implantação da Fototeca Potiguar!

  2. Dante disse:

    Passando por aqui para louvar a iniciativa. O Rio Grande do Norte é um celeiro de fotógraf@s notáveis e, com essa iniciativa, dá um exemplo ao país sobre a necessidade imperativa de preservarmos a memória visual de nossa gente. Abraços solidários, Dante Gastaldoni

  3. Robson disse:

    Parabéns pela iniciativa. Isso só traz mais identidade para todos nós. Um movimento de cultura é sempre bom por parte de nossos deputados!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *