Diretores discutem o Sistema de Avaliação da Educação Básica – Saeb.

A Secretaria Municipal de Educação de Natal promoveu uma formação para diretores pedagógicos das escolas de Ensino Fundamental, na manhã desta terça-feira (18), no auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). Durante o encontro, organizado pelo Departamento de Ensino Fundamental (DEF), os gestores tiveram a oportunidade de compartilhar experiências e conhecer as novas diretrizes pedagógicas relacionadas ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

A formação teve como objetivo fortalecer a integração entre as unidades de ensino, alinhando às práticas educacionais e promovendo o desenvolvimento de estratégias eficazes para a avaliação da qualidade da educação no município.

A diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Noélia Barbosa, apontou na reunião sobre a importância da ferramenta do Saeb. “O Saeb é uma importante ferramenta de avaliação educacional, que permite a mensuração do desempenho dos estudantes brasileiros em Língua Portuguesa e Matemática, além da discussão sobre a metodologia. A reunião também teve como foco a definição de ações estratégicas para a aplicação do Saeb em 2023”, comentou a professora Noélia.

Os diretores pedagógicos foram incentivados a compartilhar boas práticas adotadas nas escolas, bem como a propor iniciativas que possam contribuir para o aprimoramento da educação no município. Durante os debates, foi ressaltada a importância de uma preparação adequada dos estudantes para o Saeb, através de aulas contextualizadas e da identificação de dificuldades específicas de cada estudante. Além disso, foram discutidas estratégias de acompanhamento e suporte pedagógico para garantir que os estudantes estejam preparados para a prova e possam alcançar bons resultados.

O diretor da Escola Municipal Professora Maria Cristina Osório Tavares, Antônio Pereira da Silva, destacou que a reunião foi fundamental para poder estimular as atividades pedagógicas no ambiente escolar. “É importante porque existe toda uma programação, além da questão da avaliação do Saeb. A formação foi fundamental para que esses pontos fossem traçados para que possamos desenvolver melhor o nosso trabalho no ambiente escolar”, finalizou o gestor.

Presente na atividade, a secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Naire Jane Capistrano, ressaltou que o encontro faz parte do ciclo formativo programado para 2023 e será desenvolvido em 40 horas. “Nesta formação, voltada para os diretores pedagógicos, temos temas que foram eleitos pensando no inacabamento da formação docente, para aqueles professores que hoje estão ocupando um cargo de diretor em uma instituição de ensino. Vamos trabalhar assuntos emergências, coisas que precisamos pensar, analisar e discutir juntos”, destacou a adjunta.