Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 12h03 CidadeDestaque Nenhum comentário

Eficiência: mais de 12 milhões economizados em Parnamirim com o 1Doc.

Implantada em janeiro de 2022, a plataforma de gerenciamento da gestão pública de Parnamirim 1Doc, já economizou quase 13 milhões de reais com a tramitação digital de documentos públicos e solicitações, sem a necessidade do uso de papel. É o que aponta um relatório gerado pela startup de tecnologia responsável pela plataforma que levou em consideração os primeiros 12 meses de funcionamento do 1Doc na cidade.

Para chegar a esses resultados, o relatório levou em consideração as impressões em papel necessárias à geração dos processos e solicitações no âmbito municipal. Até janeiro de 2023, a média de mais de 1 milhão de reais por mês de economia para a Prefeitura de Parnamirim pode ser bem maior quando considerados também os recursos poupados com combustível, deslocamento e depreciação de veículos.

A 1Doc é uma startup de tecnologia que nasceu em 2014 e mudou a maneira com a qual os órgãos públicos do Brasil se comunicam e resolvem as demandas da população com maior eficiência, transparência e engajamento, soluções que propõem um conceito de administração pública inteligente.

Em Parnamirim, é possível acompanhar detalhadamente os indicadores de atendimento de cada departamento, levando em consideração os pilares da eficiência, engajamento e qualidade do serviço público. O quesito qualidade, por exemplo, considera a média das notas recebidas referente às ações e despachos dos setores do serviço público. De acordo com o sistema, atualmente a nota atribuída pela população a esse tópico é 9,85, dado que evidencia que o 1Doc está cumprindo sua missão.

Um dos precursores do 1Doc em Parnamirim é o secretário chefe do Gabinete Civil, Homero Grec. Para ele, desde 2021, quando o prefeito Taveira delegou a missão de modernizar o serviço público no âmbito do município, os membros da comissão de implantação do 1Doc tiveram muito trabalho.

“Depois de muito planejamento, no dia 1º de janeiro de 2022 criamos um divisor de águas em Parnamirim: o fim da era do papel. Para os próximos 2 anos, os processos administrativos físicos devem deixar de existir. Todos os novos processos serão pelo meio digital”, disse.

Alguns números do 1Doc:

A plataforma proporciona um canal direto entre população, Ouvidoria, E-Sic e entre as secretarias, o que representa economia de recursos e redução de prazos de tramitação. Antes do 1Doc, todo processo ou solicitação administrativa acontecia pelo meio físico, muitas vezes com a necessidade de impressão de pilhas de papel (um custo altíssimo, quando pensado em larga escala). O transporte do processo ou solicitação, que faria com que o destinatário tomasse conhecimento da existência do pleito, era feito pelo modal rodoviário, utilizando motoristas, veículos, combustível, enfim, todos os custos necessários para que a mensagem enviada fosse recebida.

Para se ter uma ideia, desde a implantação da plataforma 658.000 arquivos foram anexados aos novos processos. O sistema foi tão aceito que já nas próximas semanas, deve alcançar a importante marca de 1 milhão de acessos internos e externos.

Esses custos tinham que ser multiplicados pela quantidade de movimentações de um processo, por exemplo: uma solicitação que precisa do parecer de 5 secretarias (o que não é raro), teria sua despesa acrescida em pelo menos 5 vezes, sem falar no tempo necessário para os despachos e deslocamentos.

“Ficamos extremamente satisfeitos pelos números consistentes apresentados, toda a transparência proporcionada para a população e outras vantagens que já foram bastante elogiadas, até pelos órgãos de controle”, pontuou Grec.

*Confira a entrevista com o secretário chefe do Gabinete Civil, Homero Grec, no You Tube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *