Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 10h09 CidadeDestaque Nenhum comentário

Crédito Sandro Menezes – Assecom/RN.

Evento contou com a participação do ministro de Portos e Aeroportos e apresentação do projeto do Porto-Indústria Verde

A governadora Fátima Bezerra participou nesta sexta-feira (29) da 8ª Reunião da Diretoria da Federação das Industrias do Rio Grande do Norte (Fiern) no ano de 2023. Realizada na sede do Instituto Senai de Inovação em Mossoró, a reunião foi a última da gestão do presidente Amaro Sales. Além disso, esteve presente o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, que assistiu, juntamente com os demais participantes, a apresentação do projeto do novo Porto Indústria Verde do RN.

“O nosso estado tem um governo que reconhece o papel indiscutível que tem o setor empresarial na economia e na geração de emprego e renda, portanto essa é uma daquelas agendas que nos inspira porque renova a nossa confiança e nossa esperança no desenvolvimento do Rio Grande do Norte”, disse a governadora.

Fátima Bezerra enfatizou o espírito de colaboração praticado entre o Governo do Estado e a FIERN, ressaltou a importância do diálogo entre as instituições e o empenho do presidente Amaro Sales, que resultaram no sucesso de importantes pautas, como o Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial (Proedi), a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, a Nova Lei do Gás, entre outras.

“Quero aproveitar o momento para fazer uma homenagem a Amaro Sales, destacando aqui o papel de liderança exercido à frente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte. Doze anos pautados por uma trajetória que contribuiu para o crescimento da indústria do nosso estado e a sua atuação na defesa dos interesses do Rio Grande do Norte”, constatou Fátima.

Amaro disse que o “Governo tem sido parceiro dos industriais do RN” e que estava feliz com a parceria. Tendo acompanhado a passagem de três governadores enquanto presidente, ele agradeceu à governadora Fátima pela aproximação de maior sucesso com o Governo do Estado durante sua gestão. “A Fiern teve nesses últimos cinco anos uma relação junto com o Governo estadual de maior facilidade”, pontuou.

A governadora Fátima Bezerra e o secretário de Desenvolvimento Econômico Jaime Calado receberam de Amaro uma placa do Mais RN, em reconhecimento à parceria do Estado com a Federação. O projeto Mais RN mapeia de forma ampla e contínua a situação dos setores econômicos do RN, identifica os gargalos e sugere soluções integradas.

O ministro Silvio Filho também foi presenteado com uma cesta de produtos regionais das mãos de Amaro, que deixa o cargo após a eleição de Roberto Cerquiz, novo presidente da Fiern.

Porto-Indústria Verde
Representando a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, da Ciência, da Tecnologia e Inovação do RN, na pessoa do secretário Jaime Calado, o coordenador de desenvolvimento energético Hugo Fonseca fez uma apresentação sobre o Porto-indústria Verde do RN. Ele abordou os avanços nos preparativos para a instalação do Porto Indústria Verde.

O equipamento a ser instalado no município de Caiçara do Norte foi incluído recentemente no orçamento da União após ser listado nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-3) no RN.

“Foi uma grande vitória pro estado inserir esse projeto porque agora, mais que nunca o governo federal é parceiro, dando mais envergadura e principalmente apoio no desenvolvimento como um todo”, disse Hugo.

De acordo com o técnico, além do PAC, o valor para a desapropriação da área do Porto já foi inserido dentro do orçamento do Ministério de Portos e Aeroportos.

O Governo do Estado já investiu R$ 1,1 milhão no estudo de viabilidade técnica que apontou Caiçara do Norte como local mais adequado para a instalação do Porto. A próxima é a elaboração de estudos de impacto ambiental, o que deverá ser concluído até o final deste ano.

A previsão é de que seja aberto processo licitatório até o final de 2025, com início de construção do Porto em 2026 através de Parceria Público-Privada.

Presença do Ministro
Em Mossoró, o ministro de Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho participou mais cedo da transferência da outorga de administração, operação e exploração do Aeroporto Dix-sept Rosado para a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

Na reunião com a FIERN, ele falou das ações do governo Lula no campo econômico, destacando o aumento nas exportações, diminuição da inflação e melhoria do ambiente de negócios. Disse ainda que é grande admirador da governadora Fátima Bezerra e muito feliz em visitar o estado do RN.

Silvio Costa declarou que o novo Porto-indústria Verde será “fundamental para mudar a matriz econômica do Rio Grande do Norte” e que o ministerio irá acelerar os procedimentos técnicos para a instalação do equipamento em 2026.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *