Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 22h12 CulturaDestaque Nenhum comentário

Escola de Música da UFRN promove festival “Dezembro do Piano” com concertos e masterclasses.

Com uma programação de alta qualidade para o público, alunos, professores e convidados, a Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – EMUFRN promove até o dia 14 de dezembro, o festival “Dezembro do Piano”. As ações do festival envolvem concertos e masterclasses que se dividem nos espaços da EMUFRN (salas e auditórios) e na Atitude Cooperação (Instituição localizada na Zona Oeste de Natal).

 

Na programação, convidados como os pianistas Diego Caetano (Sam Houston State University, EUA), Cristian Budu, Luciana Noda (UFPB), Kellen Pinho (UFC) e o compositor Fábio Neves. Também participam da programação a jovem pianista Isadora Rezende, aluna da EMUFRN; a Filarmônica UFRN e o maestro André Muniz. Confira programação completa:

 

Programação dos Concertos

 

Sexta-feira, 09/12, às 20h: Luciana Noda – Recital de piano e toy piano

Sábado, 10/12, às 20h: Diego Caetano e Filarmônica UFRN – Concerto no. 3 de Sergei Prokofiev e estreia mundial do “Allegro Scherzando” de Fábio Neves

Domingo, 11/12, às 19h: Isadora Rezende – Recital “Láquesis”

Terça, 13/12, às 20h: Cristian Budu e Filarmônica UFRN – Concerto de Robert Schumann e Pavane Op. 50 de Gabriel Fauré.

 

Masterclasses (abertas ao público)

 

Quinta-feira, 08/12, 13h às 16h – Diego Caetano, Mini-Auditório da EMUFRN

Sábado, 10/12, 9h às 12h – Luciana Noda, Mini-Auditório da EMUFRN

Domingo, 11/12, 15h às 18h – Kellen Pinho & Fábio Neves, Mini-Auditório e Sala 4 da EMUFRN

Segunda-feira, 12/12, 9h às 11h – Conversa com o compositor Fábio Neves, Sala 4 da EMUFRN

Segunda-feira, 12/12, 14h às 17h – Cristian Budu, Atitude Cooperação

Quarta-feira, 14/12, 19h às 12h, Cristian Budu, Atitude Cooperação

 

A organização do “Dezembro do Piano” é do prof. Durval Cesetti junto a produtora Fernanda Ferreira e, ocorre em parceria com o Projeto Tocando a Vida com D’Amore, que tem patrocínio da Prefeitura do Natal, através do Programa Djalma Maranhão e incentivo da Unimed Natal, e com a Atitude Cooperação, que será sede de algumas masterclasses. A Filarmônica UFRN, bem como concertos da orquestra, contam com patrocínio da CAURN. Para Cesetti, será um evento inesquecível. “Estamos reunindo em Natal alguns dos maiores pianistas brasileiros, prestigiando também nosso talento local, oferecendo uma programação de alta qualidade para o público e propiciando excelentes aulas para nossos alunos de piano”, comenta o professor.

Mais informações, acesse, siga, curta e compartilhe @escolademusicaufrn

Sobre os convidados do Festival

 

Diego Caetano

 

O pianista brasileiro Diego Caetano, considerado pelo jornal italiano La Stampa um pianista de “técnica e musicalidade brilhantes,” apresenta-se regularmente como solista e camerista em todo os EUA, Brasil, Chile, Europa, Ásia e África, incluindo importante salas de concertos como o Carnegie Hall de Nova Iorque, Philia Hall em Yokohama, Palácio da Foz em Lisboa, Sala Cecília Meireles e Royal Albert Hall em Londres. Como solista convidado, Diego Caetano teve a oportunidade de tocar sob direção de maestros como Michael Palmer, Guilherme Bernstein, Neil Thomson, Paul Hostetter, Rodrigo de Carvalho, Mario Aschauer,  Joaquim Jayme, Daniel Guedes, entre outros. Apareceu também em temporadas do Festival Musical Grand Teton, Louisiana International Piano Series, Conservatory Music of the Mountains de Durango, Asia Pacific Saxophone Academy de Bangkok e Festival Internacional de Música Contemporânea do Rio de Janeiro.  Como defensor da música de concerto de compositores vivos, Diego Caetano fez a première de obras de Robert Spillman, Anne Guzzo, Marlos Nobre, Roger Goeb e Guilherme Bernstein. Dr. Diego Caetano é o co-fundador e Diretor Artístico no Ávila International Music Festival em Ávila (Espanha) e presidente da World Piano Teachers Association – Texas. Atualmente é professor de piano na Sam Houston State University e é um Artista Shigeru Kawai.

 

Cristian Budu

 

Considerado pela Gramophone como “um pianista impactantemente original, com maturidade e compreensão musicais de causar inveja em colegas com o dobro de sua idade”, Cristian Budu recebeu a mais honrosa citação do próprio Nelson Freire, que, em sua última entrevista (Programa Fractal com Danilo Leite Fernandes) disse acreditar que ele viria a ser seu sucessor. Cristian é vencedor do renomado Concurso Internacional Clara Haskil, na Suiça (Grande Prêmio + 2 prêmios extras, incluindo o prêmio do público), conquista considerada pela crítica especializada como a mais importante por parte de um pianista brasileiro dos últimos 30 anos. Atualmente, Budu já se consagra entre os grandes nomes da nova geração da música clássica, representando o Brasil juntamente com Nelson Freire na ultra-seleta lista “Top 50 Greatest Chopin Recordings” da Gramophone, que reúne apenas 50 das mais antológicas interpretações de Chopin de toda História. Recentemente, ganhou prêmios como Instrumentista do Ano da APCA e Melhor Concerto do Ano no Guia da Folha. Seu último CD solo ganhou “Editor’s Choice” na Inglaterra e “5-Diapasons” na França, e entrou para o último update de 2 das mais prestigiadas listas da Gramophone, maior referência da crítica internacional: “Top 10 Recent Beethoven Recordings”, e “Top 10 Chopin Recordings”, que inclui nomes como Martha Argerich, Arthur Rubinstein, Maria João Pires, Dinu Lipatti, Murray Perahia e Nikolaus Harnoncourt.

 

Luciana Noda

 

Luciana Noda é pianista paulista, Doutora e Mestre em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Bacharel em Piano pela Faculdade Santa Marcelina. Ao longo de sua carreira, estudou com Maria José Carrasqueira, Ney Fialkow, Cristina Gerling e David Korevaar. Na Europa, estudou com Luis Carlos de Moura Castro, Dalia Ouziel e Roy Rowat. Em 2015 foi  Fulbright Visiting Scholar na University of Colorado-Boulder (EUA) com bolsa da CAPES-Fulbright. Tem atuado como solista, camerista e recitalista, com ênfase na música contemporânea brasileira. Realizou estreias de obras para piano solo de renomados compositores brasileiros como Liduíno Pitombeira, José Orlando Alves e Antonio Ribeiro. Sempre em busca de novos desafios, desde 2022 passa a incluir o toy piano (piano de brinquedo)  como novo elemento em suas performances, ao mesmo tempo em que promove a difusão de obras de mulheres compositoras. Atualmente reside em João Pessoa-PB, onde é professora de piano e música de câmara da Universidade Federal da Paraíba e integra o corpo docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Música da UFPB e da UFRN.

 

Kellen Raissa Neves

 

Kellen Raissa Neves, professora de Teclas e Educação Musical na Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestra em Performance/Piano na Universidade Federal do Rio Grande do Norte sob a orientação do Prof. Dr. Durval da Nóbrega Cesetti e coorientação do Prof. Dr. Tarcísio Gomes Filho. Sua pesquisa de mestrado foi sobre sua parceria com o compositor Fábio Neves, na relação compositor-intérprete, que resultou na estreia e publicação da obra Sonata para Piano Op. 21 no Instituto Piano Brasileiro (IPB). Bacharel em piano pela Universidade Estadual do Ceará, onde atuou como pianista bolsista na Orquestra Sinfônica da UECE.

 

Fábio Neves

 

Natural de Ipu/Ceará, Fábio Neves desenvolveu-se como autodidata e possui uma vasta produção para música solo, música de câmara e piano e orquestra. Parte de suas obras estão publicadas no Instituto Piano Brasileiro (IPB) com interpretações de pianistas internacionais e nacionais como o russo Karen Kornienko, o húngaro Thurzó Zoltán, o japonês Kenji François, e os brasileiros Durval Cesetti, Marina Machado, Kellen Pinho e André Pédico. No ano de 2022, Fábio Neves foi premiado no Concurso de Composição Alberto Nepomuceno com sua obra nomeada Allegro Scherzando Op. 19 para piano e orquestra.

 

Isadora Rezende

 

Isadora Rezende iniciou na música através do Curso de iniciação Artística na UFRN. Tem realizado Recitais solo desde os sete anos. Foi solista em 2019 junto à Filarmônica UFRN, e no Concerto “Com amor, Mozart”, no mesmo ano. Foi laureada em concursos: no Steinway-Caio Pagano, em 2016; no Concurso Souza Lima, em 2018; no Concurso Jovens Talentos Mansueto Barbosa, em 2019; no concurso Promúsica, em 2020; I Concurso Internacional Parnassus de la Música, em 2021, sendo agraciada com os prêmios adicionais beca FGCU e beca Frost Chopin Academy; Recebeu o prêmio Revelação no Concurso Sinos-FIMUCA, em 2020. Foi indicada ao Prêmio Hangar, na categoria Revelação Musical, em 2020; e em 2021, ao Troféu Cultura na categoria “Melhor Show”, pelo recital “Isadora e Oriano”. Conduziu o documentário “Quando as nuvens eram nossas”, sobre a vida e obra de Oriano de Almeira. Em 2019 foi bolsista do Orford Music Academy. Em 2022, foi bolsista de Frost Chopin Academy, do Festival de Piano Saramenha, do Festival Alegro e do Festival de Artes Vertentes.. É aluna do Curso Técnico em Música da Escola de Música da UFRN,na classe de piano do prof. Guilherme Rodrigues.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *