Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 07h12 CulturaDestaque Nenhum comentário

Escritor Wagner Uarpêik lança novo livro “Nomandeia: 994 Dias pela América do Sul e Caribe”.

Um longo “on the road” que durou 11 anos, entre a viagem e o tempo de maturação e escrita. O resultado dessa travessia pessoal é “Nomadeia: jornada de 994 dias pela América do Sul e Caribe”, que marca o retorno do escritor e cientista social natalense Wagner Uarpêik à literatura. A obra de 366 páginas sai por uma parceria entre a editora Espreita e OffSet Gráfica e tem lançamento marcado para o dia 17 de dezembro, das 16h às 20h, na Casa Séfora (av. Afonso Pena, 1204, Tirol). A ocasião será celebrada com drinks, literatura e discotecagem recheada de músicas latinas que remetem à viagem.

 

Wagner Uarpêik viajou durante dois anos e oito meses entre Brasil, América do Sul e o sul do Caribe, de agosto de 2008 a março de 2011. Entre Amazônia, Andes, Caribe e Pampas, o mochileiro testemunhou de perto uma vertiginosa peregrinação entre culturas e paixões, indígenas e metropolitanos, bicos e caronas, festas e desertos, ilhas e montanhas, convulsões políticas e o sentido da vida.

 

Mais do que um livro de viagem, “Nomadeia” é, tal como o nome sugere, uma epopéia poética, cultural e espiritual. Na bagagem, também revela a curiosidade do jovem viajante pela descoberta, ao percorrer a pé, de ônibus, bicicleta ou carona, mais de 70 cidades e comunidades, acolhendo e sendo acolhido por amizades, histórias e personagens reais.

 

O livro conduz o leitor a caminhar por sentimentos de liberdade, desfrutando da sensação de se largar no mundo sem destino, à moda dos peregrinos e dervixes, que se submetiam à poeira da estrada e dependiam da reciprocidade dos outros para comer e dormir. A aventura também nos toca pela inspiração em obras literárias geracionais, como “On the road” (Jack Kerouac) e “Na Natureza Selvagem”, o filme dirigido por Sean Penn.

 

No caso do autor, o dinheiro advindo da venda do seu carro teria durado pouco não fosse a parceria das pessoas que contribuíram com ofertas de trabalhos temporários, acampamentos, camaradagens, sofás amigos, quartos coletivos e muito mais. Ao fim da viagem, de volta a Natal, o autor recomeçou a vida como redator, revisor e tradutor, enquanto escrevia “Nomadeia”.

 

“Procurei unir uma narrativa retrospectiva – pós-estrada – aos escritos redigidos em plena viagem. Em sintonia com o espírito nômade, sortido e fronteiriço da jornada, os capítulos fluem ao longo de diferentes caminhos da escrita e do espírito: filosofia, poesia, ciência, crônica, comédia… Como rios que banham e refrescam reinos, mas abraçam o oceano”, descreve o autor.

 

Para a agente literária Valéria Martins, as páginas de “Nomadeia” contêm não apenas esses lugares de aventuras, mas também o próprio “coração” do autor. “De fato, não é um livro de viagem. É prosa poética da melhor qualidade a serviço do espírito liberto de Wagner Uarpêik – e dos afortunados leitores que se aventurarem junto com ele”, afirma.

 

É uma obra que pode transitar entre a seção “Literatura de Viagem” e outras vertentes, pois dialoga com um sentido mais profundo e espiritual de viagem, com fortes doses de antropologia, filosofia, poesia e comédia. Wagner Uarpêik brinca com sua lista de classificações: segundo ele, sua obra pode ser definida como “Literatura Viajante da Geração Y”, “Viagem como Iniciação”, “Romance falado”, e também “Guia Exótico e Versátil para Mochileiros na América Latina”.

 

SOBRE O AUTOR

Wagner Uarpêik nasceu em Natal/RN. Seus escritos trafegam pela filosofia, literatura e ciências humanas. É autor dos livros “Adolescêndio: memorial poético (2007-2010)”, “Libertália: pirataria anarquista & anarconinjismo” e “Rebeliões Estudantis: Passe Livre, movimento independente, geração subterrânea, e outras notas sobre política e universidade”. Coautor da coletânea “Pandemoinhos: antologia de artigos, poemas, histórias, diálogos & oráculos sobre a pandemia de coronavírus”. Também vem atuando como tradutor, editor, revisor e redator, além de músico “amador”, com passagem por bandas locais como a lendária “Discarga Violenta”.

FICHA TÉCNICA

Nomadeia: jornada de 994 dias pela América do Sul e Caribe, de Wagner Uarpêik

Editora Espreita  | 366 páginas | Novembro de 2022

Preço: R$ 70,00

Impressão: Offset Gráfica

Direção editorial: Francisco Huachalla | Wagner Uarpêik

Revisão: Ewerton Alípio de Souza | Paula Santos | Wagner Uarpêik

Projeto gráfico: Michele Holanda | Wagner Uarpêik

Design gráfico: Michele Holanda

Agente literária: Valéria Martins  – (21) 99804 / 9184 valeriaoasys@gmail.com

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *