Crédito: Foto: Manoel Barbosa/SME.

Uma estudante da Rede Municipal de Ensino de Natal foi premiada no concurso de redação do Programa “Nosso Som nas Escolas”. Kauany Alexandra Rodrigues, matriculada no 8° ano da Escola Municipal Ferreira Itajubá, teve a redação entre as mais prestigiadas do evento que aconteceu nesta segunda-feira (26), no Teatro Alberto Maranhão (TAM). Na ocasião, participaram 72 turmas, de 23 escolas de oito municípios potiguares. O tema do concurso foi “A importância das redes sociais na difusão da música potiguar”. O programa “Nosso Som nas Escolas” tem incentivo da Prefeitura do Natal por meio da Lei de Incentivo à Cultura Djalma Maranhão. Cerca de 150 estudantes das Escolas Municipais Ferreira Itajubá e Nossa Senhora dos Navegantes prestigiaram o evento.

A adolescente Kauany Rodrigues contou que se sentiu realizada em escrever sobre artistas que já conhecia, e também sobre aqueles que teve a oportunidade de conhecer no processo de estudo para fazer sua redação. “Eu não esperava ganhar esse destaque. Já conhecia Nara Costa, Carlos Zens, Khrystal e todos esses outros que são artistas importantes para a música potiguar. Me sinto bastante feliz em poder encontrá-los, fazer uma redação sobre eles e apreciar estas apresentações no TAM, que tem uma estrutura incrível. Poder sentir um patrimônio nosso como é o teatro, é muito importante”, afirmou a estudante da Rede Municipal.

Atuando como produtora cultural e coordenadora do programa “Nosso Som nas Escolas”, Mônica Mac Dowell explicou como o programa começou. “Desde 2006 que esse programa existe, quando foi criada a Campanha Música Potiguar – Nosso Som Tem Valor, idealizado pela cantora Valéria Oliveira, em parceria com a TVU e Inter TV Cabugi. Em 2018, a partir desse projeto, percebemos que era importante trabalhar a formação de plateia, assim surge o “Nosso Som nas Escolas” da forma que ele é hoje, levando o artista potiguar para dentro da escola”, disse.

A coordenadora também ressaltou a importância de promover um evento que incentive o estudo e o conhecimento da cultura potiguar. “É um programa fantástico, contribui muito para as questões pedagógicas das escolas. Ensinar de forma lúdica é muito mais divertido. Os professores tendo essa temática da música potiguar para trabalhar em sala de aula, durante dois meses, e depois receber os artistas é emocionante, tanto para eles, quanto para os alunos. Neste dia 26 de setembro é celebrada a música potiguar, temos 30 artistas do Estado se apresentando no TAM”, afirmou Mônica Mc Dowell.

Uma das artistas que se apresentou foi Nara Costa, cantora há 35 anos. Ela relatou que ter a promoção de um projeto como esse é emocionante para a sua carreira e para a música potiguar como um todo. “É muito importante que os estudantes possam conhecer a música que produzimos no Rio Grande do Norte, é uma maneira que temos de fomentar cultura, como através desse concurso de redação, uma vez que para produzir esse texto, eles irão estudar e se aprofundar nesses artistas e suas obras. No teatro, os estudantes estão contemplando tudo que estudaram nesse período. É uma união entre os alunos e a música potiguar muito interessante”, explicou a artista.

A gestora pedagógica da Escola Municipal Ferreira Itajubá, Elizabeth Assunção, atuou como professora orientadora da preparação dos alunos para o concurso de redação. “Foi muito bacana participar desse processo de orientação, pois, não só eles aprenderam, mas eu também aprendi muito sobre esses artistas e até conheci artistas novos. Estudei sobre eles para poder falar com os alunos e orientei os estudantes sobre o gênero dissertativo-argumentativo, que foi o modelo sugerido para a realização das redações. Todos os alunos da escola ganharam, não só a Kauany”, finalizou a diretora.