Crédito Manoel Barbosa / SME.

Cerca de 400 alunos-atletas de faixa etária dos dois aos 13 anos de idade da Rede Municipal de Ensino de Natal participaram neste final de semana da 2ª Fase do Circuito Estadual de Karatê Esportivo 2023, que aconteceu no ginásio poliesportivo Jorge Tavares, em Nova Parnamirim.  A competição aconteceu de 25 a 27 de agosto. A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, tem uma parceria com o projeto Formando Campeões, da Federação Estadual de Karatê Amigos da Escola Norte Riograndense (FEKAEN).

O professor responsável pelo projeto, André Luiz Andrade Calixta, falou da importância da participação dos estudantes da Rede. “Nosso principal objetivo é promover a inclusão social deles, trabalhando a parte lúdica e a coordenação motora. Entre os critérios para participar da competição, os estudantes precisam ter boas notas e bom comportamento”, disse. Segundo o professor André Calixta, as crianças com até quatro anos participam da atividade de retirada de bandeira. “A modalidade que as crianças estão participando nesta sexta-feira (25) é a retirada de bandeira, onde o intuito é trabalhar a parte lúdica e a coordenação motora delas”.

A estudante  Sophia Rebeca de Lima Moises, de 10 anos,  do 4° ano da Escola Municipal Professor Carlos Bello Moreno, foi a campeã da modalidade das bandeiras. “Achei a competição muito boa e fiquei feliz que ganhei. Mas eu não queria competir com a minha amiga, mas como a gente é amiga não ficamos brava uma com a outra, adoramos tudo”, contou sorridente.

Juliana Silva Marques, mãe de Ana Julia Marques Aquino, de quatro anos, do nível II do Centro Municipal de Educação Infantil Professora Libânea Medeiros, contou que acha a atyividade inicialmente um bom incentivo. “Minha filha já fica esperando os dias de treino na escola.

Acredito que para todas as crianças, o esporte traz inúmeros benefícios inclusive a questão da disciplina e de como lidar com as emoções. É importante esse começo desde nova”, reforçou a mãe. A estudante Ana Julia Aquino foi campeã nas duas edições do campeonato. “Eu gosto de competir, não fico nervosa”, disse a atleta.

Participaram do circuito estadual, os Centros Municipais de Educação Infantil as unidades de Professora Maria Eunice Davim, Professora Libânea Medeiros, Katia Fagundes Garcia e as Escolas Municipais Professor Carlos Bello Moreno, Professor Ulisses de Góis, Professor Antônio Severiano de Góis e Professor Arnaldo Monteiro Bezerra.