Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 18h10 CidadeDestaque Nenhum comentário

Crédito Carmem Félix/Assecom-RN.

Comemorações em torno dos Mártires começaram no dia 24 de setembro. O encerramento da festa contou com a presença do vice-governador, Walter Alves

Encerra, nesta terça-feira (03), a festa dos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, na comunidade de Uruaçu, no município de São Gonçalo do Amarante (RN). O dia 03 de outubro é decretado feriado estadual desde o ano de 2006 (Lei Estadual Nº. 8.913), que homenageia 30 católicos que foram assassinados no ano de 1645 durante as invasões holandesas no Brasil. Com a presença do governador em exercício, Walter Alves, as festividades terminam com o show do Padre Fábio de Melo. O tema da festa esse ano é “Vocação e missão, testemunho de amor”.

Foram dois massacres – o primeiro, dentro da Capela de Nossa Senhora das Candeias, durante uma missa, no Engenho de Cunhaú, localizado em Canguaretama (RN). O segundo foi na comunidade de Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante (RN).

O motivo principal foi a negativa da mudança da religião católica para o calvinismo. A Companhia das Índias Ocidentais, instituição holandesa que tentava conquistar novos territórios mundo afora, tinha a religião calvinista com base principal de sustentação política. Os holandeses ocupavam o Nordeste brasileiro na primeira metade do século XVII. Para eles, todos deveriam participar dos cultos calvinistas, se declarando como tais – caso contrário, eram repelidos com forte violência.

As 30 vítimas foram beatificadas pelo Papa João Paulo II em 5 de março de 2000, e posteriormente, foram canonizadas pelo Papa Francisco, em 23 de março de 2017. O Governo do Estado reconhece o apelo religioso em torno dos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, assim como o imenso potencial para o turismo religioso, com seus monumentos e espaços sacros.

No RN são 3 pontos de romarias e peregrinações: a Capela dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu em São Gonçalo do Amarante; o Santuário dos Mártires, no bairro Nossa Senhora de Nazaré em Natal, e a capela de Nossa Senhora das Candeias, no antigo engenho de Cunhaú.

“O Governo do Estado apoia a realização da festa dos Mártires, em parceria com a prefeitura de São Gonçalo do Amarante, através da Fundação José Augusto, com a realização do show do Padre Fábio e com o esquema de segurança da festa”, afirma o vice-governador, que assume o governo do estado enquanto a governadora Fátima Bezerra busca investimentos para o setor de fruticultura na Espanha.

Walter Alves destaca que a Festa dos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu se consolida como um dos maiores eventos religiosos do estado, atraindo pessoas de vários lugares, “e se tornando um evento de turismo religioso de porte regional, impulsionando o desenvolvimento econômico e a geração de renda da região”, enfatiza.

Histórias de Fé

Laura Lody, dona de casa, e Terezinha Freitas, doméstica e cuidadora de idosos, vieram de Caicó (RN) a fim de pagar uma promessa. Laura adoeceu e passou 10 dias internada numa UTI, e prometeu, caso saísse com vida, participar da festividade trajando roupa preta durante todo o processo. Toda de preto, com as malas a tira colo, pois já sendo o último dia da festa já voltariam para casa, Laura diz emocionada: “são muitos os milagres”. As duas vieram em um ônibus fretado e ficaram hospedadas na casa de familiares.

Um grupo de 35 ciclistas também marcou presença na festa, vindos de Canguaretama (RN). “Saímos de 5h30 da manhã, já andamos quase 93 km para chegar aqui. São aproximadamente 166 km ida e volta”, afirma José Augusto Alves, trabalhador de serviços gerais. O grupo, intitulado Bike Lama, de Canguaretama, chama a empreitada de Pedalada dos Mártires, e faz o percurso todos os anos para prestigiá-los: “tudo movido pela fé”, diz José Augusto.

Além das comemorações do feriado de 03 de outubro, os Mártires também são lembrados no dia 16 de julho, em Canguaretama.

Além do governador em exercício, Walter Alves, também estiveram presentes o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Eraldo Paiva; o ex-senador Garibaldi Alves; e a secretária estadual do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SETHAS), Íris de Oliveira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *