Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 09h08 CulturaPlantão Nenhum comentário

Filarmônica UFRN realiza IV Concerto Oficial da Temporada 2023 no próximo sábado, em duas sessões.

Com entrada gratuita, apresentações acontecem no Auditório Onofre Lopes – Ingressos estão disponíveis pelo Sympla

A Filarmônica UFRN apresenta o IV Concerto Oficial neste sábado (26), pela Temporada 2023. Com entrada gratuita, o espetáculo acontece em duas sessões, às 18h e às 20h, no Auditório Onofre Lopes (Escola de Música da UFRN). Para garantir acesso, é necessário realizar reserva prévia dos ingressos pelo Sympla, que já se encontram disponíveis.

 

O concerto tem regência do maestro Bruno Bastos do Nascimento, professor de cadeira de regência e canto coral na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Nascimento possui grande experiência em ópera; atua como pianista, assistente e maestro em produções no Brasil, Estados Unidos e Itália. Recentemente, foi finalista em duas competições de regência em Viena (Áustria) e em Cascais (Portugal), sendo finalista e terceiro colocado respectivamente. O maestro é graduado em Regência pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), mestre em Regência de Orquestra pela Universidade de Missouri, Columbia (MU), e doutor em Regência de Orquestra pela Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA). É membro imortal da Academia de Música do Amazonas, ocupando a cadeira nº 5.

 

E, para dividir a noite, a Filarmônica também tem a honra de receber o solista (piano), Markus Stange, nascido em Ludwigshafen, Alemanha. Estudou piano com Jürgen Uhde em Sttutgart, Roland Keller em Lübeck, Frantisek Rauch e Valentina Kamenikova em Praga. Sua atuação na Europa, América do Norte, Ásia e África inclui atividades como solista, camerista e correpetidor. Por mais de 20 anos integrou o  Stuttgarter Klavierduo, e desde 2005 insere-se no Duo Yukito Naito & Markus Stange, e desde 2011 é membro do Ensamble Phorminx, sendo ainda membro fundador da formação de câmara Piano & Percussion. Além do repertório tradicional para piano, Markus Stange tem exercido intensas atividades no contexto da música contemporânea, colaborando com Karlheinz Stockhausen, György Ligeti, George Crumb, peter Eötvös, Adriana Hölszky e tantos outros compositores.

 

Na programação, Abertura Concertante (1940), de Morzat Camargo Guarnieri  (1907-1993), conhecido como compositor essencialmente nacionalista, é um dos grandes nomes da música brasileira de concerto do século XX, ao lado de mestres como Villa-Lobos, Francisco Mignone e Guerra Peixe. A Abertura Concertante foi dedicada ao compositor norte americano Aaron Copland, e recebeu sua estreia em 1942 no Teatro Municipal de São Paulo, sob a regência do maestro João de Souza Lima. Guarnieri divide a abertura em três seguimentos ABA (lento, rápido, lento). A obra é repleta de elementos neoclássicos, rítmica e harmonias nacionais, além de estruturas claras e bem definidas.

 

Concerto para piano e orquestra No. 9 em Mi bemol K271  (1777), de W. Amadeus Mozart (1756-1791), considerado o primeiro de maior demanda para o solista. O concerto tem três movimentos distintos (I – Allegro, II- Andantino e III- Rondó, presto), e foi escrito para solista, cordas, um par de oboés, e um par de trompas. Em estilo galante, é repleto de passagens virtuosísticas, frases simétricas, e caráter brilhante.

 

Old Havana (2009), de Yalil Guerra (1973), compositor cubano, que tem escrito para uma grande variedade de instrumentos e formações musicais como orquestra sinfônica, orquestra de câmara, violão, voz, além de ter suas obras tocadas em diversas partes do mundo. Essa é uma de suas primeiras composições, originalmente feita para orquestra de cordas e dedicada ao seu mentor e amigo Aurélio de la Vega. A obra reflete as belezas de sua cidade natal e tem estilo chaconne, compasso ternário e é repleta de dissonâncias. Guerra escreveu uma versão sinfônica especialmente para sua estreia no Brasil sob a regência do maestro Bruno Nascimento e da Orquestra Sinfônica da UFRN.

 

E, para finalizar, Danzón No. 2 (1994), de Arturo Márquez (1950), um dos principais compositores mexicanos da atualidade. A obra é a mais famosa do ciclo, e tem ritmo dançante que muitas vezes se assemelha à habanera de Cuba e ao tango da Argentina; composta por inúmeras seções onde momentos de quietude contrapõem explosões frenéticas e vibrantes.

 

A Filarmônica UFRN conta com o patrocínio da CAURN – Caixa Assistencial Universitária do Rio Grande do Norte.

Serviço:

Temporada 2023 – IV Concerto Oficial da Filarmônica UFRN

Quando: 26/08 (sábado)

Onde: Auditório Onofre Lopes (Escola de Música da UFRN)

Horário: 1º Sessão: 18h | 2° Sessão: 20h

Entrada: Gratuita | Reserva pelo Sympla –

https://www.sympla.com.br/iv-concerto-filarmonica-ufrn__2128252

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *