Marca Maxmeio

Postado às 18h09 DestaquePolítica Nenhum comentário
Fórum Nacional sobre direitos do adolescente inicia com visita ao CEDUC Pitimbu.

Fórum Nacional sobre direitos do adolescente inicia com visita ao CEDUC Pitimbu.

Redação/Portal de Notícias e Fotojornalismo/eliasjornalista.com

O Fórum Nacional de Dirigentes Governamentais de Entidades Executoras da Política de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – FONACRIAD iniciou hoje (21) em Natal com visita técnica ao CEDUC Pitimbu. O evento é composto pelos gestores estaduais do atendimento socioeducativo de todo o país.

A visita foi coordenada pelo interventor da Fundação Estadual da Criança e do Adolescente do RN (Fundac/RN), Ricardo Cabral, e contou com a presença da secretária nacional de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Cláudia Vidigal, e de representantes de órgãos de outros Estados.

O CEDUC Pitimbu foi totalmente reformado e voltou a operar em dezembro do ano passado. A unidade atende hoje 24 adolescentes em restrição de liberdade, mas tem capacidade para 36. A nova estrutura conta com escola, salas de informática, artes, música, multiuso e de professores, biblioteca, área de jogos, campo de futebol de areia e parlatório. O CEDUC Pitimbu está sendo ampliado pelo Governo do Estado e vai ganhar uma quadra coberta para prática de esportes e alojamentos. A previsão é de que as obras sejam concluídas no final deste ano.

Ricardo Cabral explicou que o CEDUC Pitimbu está funcionando plenamente e os internos têm acesso a escola, atividades artística e esportiva. Além disso, a unidade dispõe de pedagogos, assistentes sociais, psicólogo e advogado. “Hoje toda a estrutura está funcionando. O Governo do Estado contratou pessoal e com isso conseguimos completar nossas equipes e oferecer um ótimo atendimento, de acordo com as normas nacionais preconizadas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo”, destacou Ricardo Cabral enfatizando também a reforma física dos prédios.

Na visita Cláudia Vidigal destacou a qualidade das instalações e adequação aos parâmetros definidos. “Estamos conhecendo esta unidade e trazendo gestores de outros Estados para ver o funcionamento. Estou bem impressionada e adianto que a Secretaria Nacional pode colaborar mais através de cofinanciamento para infraestrutura e formação socioeducativa”. A secretária disse que a visita técnica também tem objetivo de promover a cooperação técnica entre os Estados, promovendo a troca de informações e boas práticas da gestão.

FONACRIAD

O Fórum Nacional de Dirigentes Governamentais de Entidades Executoras da Política de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – FONACRIAD destaca-se entre as representações responsáveis, no âmbito nacional, pela articulação e execução da política de atendimento ao adolescente em conflito com a lei de forma transparente, democrática e solidária, contribuindo com as instâncias e órgãos deliberativos e demais órgãos executores das ações de promoção, defesa e controle no campo da garantia de direitos das crianças e dos adolescentes.

Criado em 1987, o FONACRIAD tem como missão promover a articulação dos dirigentes governamentais, visando a interlocução entre seus participantes, no sentido de estimular a reflexão sobre a intervenção institucional, buscando o estabelecimento de estratégias de ação que venham a contribuir com a efetiva promoção e defesa dos direitos do segmento juvenil, priorizando-se as ações voltadas para os adolescentes em conflito com a lei.

Ao longo dos anos os dirigentes governamentais têm se reunido sistematicamente e aprofundado questões de relevância para a política de atendimento ao adolescente em conflito com a lei, procurando reorientar a prática de suas instituições e ao mesmo tempo contribuir para a discussão e condução das políticas de âmbito nacional.

PROGRAMAÇÃO

1º DIA – 21/09/2016 (Quarta feira)

9h às 12h – Visita Técnica no CEDUC Pitimbu (Unidade Internação masculina)

12h – Intervalo para o almoço na Unidade

14h – Reunião da Diretoria do FONACRIAD (Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales)

2º DIA – 22/09/2016 (Quinta feira)

8h30min

– Acolhida dos Gestores Estaduais e Atores do Sistema de Garantia de Direitos;

– Instalação da mesa e abertura;

– Apresentação da experiência Interventiva na FUNDAC/RN – (Dr. Marcus Aurélio de Freitas Barros – Promotor de Justiça 21ª PmJ Natal)

– Palestra Magna:

Tema: Parâmetros sociopedagógicos – (Dr. Cláudio Augusto Vieira da Silva – Coordenador Geral do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE)

12h – Intervalo para o almoço – Sugestão: Restaurante Camarões Express ou Caicoense no Natal Shopping (transporte à disposição).

14h – Reunião conjunta (Articulação com o Sistema de Justiça)

Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República – SDH/PR, Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE, Fórum Nacional dos Dirigentes Governamentais de Entidades Executoras da Política de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – FONACRIAD, Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONANDA, Fórum Nacional da Justiça Juvenil – FONAJUV, Rede Nacional de Defesa do Adolescente em Conflito com a Lei – RENADE.

Tema: – Central de vagas (José Dantas de Paiva – Juiz da Vara da Infância da Juventude – Natal, Sandra Angélica Pereira Santiago Promotora de Justiça, coordenadora do CAOP – infância, Juventude e Família, Odjanilson Bezerra da Cunha Chefe da Central de Gerenciamento de vagas da FUNDAC/RN)

3º DIA – 23/09/2016 (Sexta feira)

8h30min – Mesa de Debates

Tema: Atendimento e Interface Meio Aberto e Meio Fechado: limites e possibilidades na perspectiva da intersetorialidade

Debatedor: José Fernando Silva – Secretário Municipal de Mobilização e Desenvolvimento Social de Jaboatão dos Guararapes/PE

Participação de representantes do Órgão Gestor do Sistema Estadual do Atendimento Socioeducativo – SETHAS/RN, do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social – COEGEMAS, do Fórum Nacional de Secretários de Estado de Assistência Social – FONSEAS e da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte – FEMURN.

12h – intervalo para o almoço (Sugestão: Restaurante Mangai (transporte à disposição)

14h – Lançamento das Normas de Referência Socioeducativa (Segurança, Gestão e      Arquitetônica)

15h – Relato /Síntese do Encontro do Paraná

15h30min – Grupo de trabalhos/ Panorama dos Estados

16h – Agenda/Deliberações do Colegiado/Encaminhamentos

17h – Encerramento do Evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *