Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 10h10 CidadeDestaque Nenhum comentário

Governador em exercício participa de posse cívico-cultural de Dom João Santos Cardoso. Crédito Raiane Miranda.

Solenidade de cumprimentos  ao novo arcebispo metropolitano de Natal foi realizada na Escola de Música da UFRN

Dom João Santos Cardoso, novo arcebispo metropolitano de Natal, tomou posse nesta sexta-feira (06), numa solenidade cívico-cultural, no Auditório da Escola de Música da UFRN. O evento contou com a presença de representantes da Arquidiocese de Natal e de autoridades civis do Estado, como o governador em exercício, Walter Alves. No sábado (07), na Catedral Metropolitana de Natal, será feita solenidade ecumênica – a posse canônica.

 

“Em nome do Governo do Rio Grande do Norte é com muita alegria que dou as boas-vindas ao 7º arcebispo de Natal. Que a jornada à frente da Arquidiocese seja repleta de bênçãos. Conte com o Governo do RN”, destacou o governador em exercício.

 

Walter Alves também agradeceu os anos de dedicação de Dom Jaime Vieira Rocha, “que nos conduziu até aqui e a quem, em nome do estado do Rio Grande do Norte, agradeço imensamente pelo compromisso no cumprimento de sua missão. Foram anos de muitas realizações neste período no qual o senhor esteve à frente da Arquidiocese de Natal”, complementou Walter Alves.

 

Assumindo como o 7º arcebispo de Natal, e sucedendo Dom Jaime Vieira Rocha, Dom João Santos Cardoso nasceu no dia 3 de dezembro de 1961 no município de Dário Meira, na Bahia, onde recebeu sua formação eclesiástica. Concluiu o bacharelado em Filosofia no Seminário em Teófilo Otoni (MG) e o bacharelado em Teologia no Instituto de Ilhéus (BA). Também possui licenciatura em Filosofia pelo Centro Universitário da Assunção (SP), e mestrado e doutorado no mesmo curso pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma (Itália).

 

Sua licenciatura lhe permitiu dar aulas de Filosofia no Instituto de Filosofia da Arquidiocese de Vitória da Conquista e na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), oportunidade que lhe rendeu a coordenação do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre Violência e Poder na Contemporaneidade (NUVIP).

 

Em Vitória da Conquista, foi interlocutor dos temas sociais e humanos em defesa da vida e dos princípios de sociabilidade, fraternidade e solidariedade humana. Também em Vitória da Conquista, foi coordenador geral de Pastorais do Vicariato São Lucas e da Arquidiocese.

 

Em 05 de julho de 2023, o Papa Francisco o nomeou arcebispo da Arquidiocese Metropolitana de Natal, após a renúncia de Dom Jaime Vieira Rocha. Dom João Santos Cardoso tem pela frente as obras de reforma da Catedral Metropolitana de Natal. A obra foi iniciada em janeiro de 2023. A catedral foi inaugurada em 1988. O prédio foi tombado no mesmo ano como patrimônio arquitetônico do Rio Grande do Norte pela Fundação José Augusto.

 

Em seu discurso, demonstrou preocupação pelas mudanças climáticas e fez um apelo pela mudança do estilo de vida das famílias em prol da natureza que devemos cuidar e resguardar.

 

Citou também o Movimento de Natal, a Campanha da Fraternidade e o Movimento de Educação de Base (MEB). “No exercício da missão da Igreja, agradeço a participação das diversas representações, das instituições e dos poderes públicos. Como parceiros, a Igreja pode continuar dando sua grande contribuição em favor da construção do bem comum da sociedade”, diz Dom João Santos Cardoso.

 

Além dos já citados, também estiveram presentes: a senadora Zenaide Maia; o prefeito de Natal Álvaro Dias e o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Eraldo Paiva; o deputado Federal Fernando Mineiro; as deputadas estaduais Divaneide Basílio e Terezinha Maia; o deputado estadual Ubaldo Fernandes; Iris Oliveira, secretária da Sethas; o reitor da UFRN, Daniel Diniz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *