Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 21h06 CidadeDestaque Nenhum comentário

Crédito Carmen Félix/Governo RN.

Aprovado pelo Senado no final de agosto do ano passado, projeto de lei ainda precisa ser aprovado na Câmara dos Deputados

A governadora Fátima Bezerra defendeu nesta segunda-feira (05), ao participar da abertura do “Brazil Offshore Wind & Power-to-X 2023”, a aprovação do marco regulatório para a geração eólica offshore (no mar). Projeto de lei neste sentido, de autoria do ex-senador e atual presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, foi aprovado pelo Senado em agosto do ano passado, mas ainda precisa ser votado na Câmara dos Deputados.

A governadora destacou a importância da regulamentação para o futuro do desenvolvimento do Estado, razão pela qual “o Rio Grande do Norte, por sua liderança em na produção de energias renováveis e potencial de geração no mar, não pode ficar de fora do ciclo de debates”, disse ela, que estava acompanhada da senadora Zenaide Maia e do deputado federal Fernando Mineiro, presentes ao evento. Mineiro é vice-presidente da Comissão Especial criada na Câmara para discutir o tema.

“No mar, nosso potencial é enorme, superando a capacidade instalável de 55 GigaWatts, isso apenas em áreas consideradas aptas, sem a interferência com atividades existentes ou com alguma restrição. No geral, nosso potencial supera os 140 GW”, afirmou.

O RN tem as cinco principais fontes de geração de energia em atividade no Brasil, com destaque para eólica, solar, biomassa, hídrica e gás Natural, este último considerado como combustível de transição. Ao final de 2021, o Estado atingiu a marca de 97% de geração de energia proveniente de fontes renováveis, superando vários países europeus e asiáticos.

O RN conta atualmente com 287 parques eólicos, dos 829 instalados no Nordeste e 920 em todo o país). No estado são produzidos atualmente 7,8 GW de energia renovável, devendo chegar a 13 GW em 2026, e, para isso, a governadora disse ser fundamental a expansão das linhas de transmissão com novos leilões, compromisso assumido pelo presidente Lula e constante nas discussões no PPA e no Consórcio Nordeste. Segundo Fátima, a expansão das linhas de transmissão, vai permitir investimentos da ordem de R$ 140 bilhões na região Nordeste, sendo mais de R$ 30 bilhões para o Rio Grande do Norte.

O Workshop Internacional debate em Natal as diretrizes para o desenvolvimento científico, tecnológico e industrial do setor eólico offshore e suas aplicações para produção de hidrogênio verde e produtos Power-to-X no Brasil e que contribuam para a sustentabilidade do planeta.

Para a governadora Fátima Bezerra, a reunião de trabalho entre técnicos, profissionais, estudantes, representantes de empresas e instituições públicas e privadas “é uma demonstração do compromisso do governo com a sustentabilidade”.

Na oportunidade em que se comemorava o Dia Mundial do Meio Ambiente (dia 5), a governadora Fátima Bezerra aproveitou para anunciar o cumprimento de compromisso firmado de realizar até dezembro o concurso público para o Instituto Estadual de Desenvolvimento e Meio Ambiente (Idema-RN), “um órgão tão importante na sua missão de preservar o meio ambiente como concorrer para o desenvolvimento do Estado.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *