Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 21h08 CidadeDestaque Nenhum comentário

Crédito Raiane Miranda/Governo RN.

A solenidade realizada no auditório da Cosern-RN contou com a presença de oito mulheres formandas

Pioneirismo no Rio Grande do Norte, a Escola de Eletricistas do grupo Neoenergia criou turmas exclusivas para mulheres. A formatura da 17ª turma do curso “Eletricista de Redes de Distribuição de Energia Elétrica” ocorreu na noite desta quinta-feira (24) no auditório da Cosern-RN e contou com a presença da governadora Fátima Bezerra.

A iniciativa, em parceria com o SENAI-RN, contribui para a promoção da igualdade de gênero numa profissão dominada por homens. “Estou muito emocionada porque a profissão de Eletricista é majoritariamente, ainda, masculina. E lugar de mulher é onde ela quiser. A Neoenergia é parceira do desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Norte. É revolucionária, por investir na área de energias renováveis e capacitar e empregar mulheres. Não vamos desistir nunca de um mundo de justiça e isso passa pelas oportunidades que estão desenhadas aqui”, disse a governadora Fátima Bezerra.

A primeira turma foi formada em 2019. O curso capacitou, até agora, 425 alunos, dos quais 107 mulheres. Dos alunos formados no RN, 300 passaram a integrar o corpo funcional da distribuidora e há expectativa de novas contratações nos próximos meses.

“Estou feliz de estar com a presença da governadora Fátima Bezerra. Tive a oportunidade de conversar com diversos formandos e entender como tem sido transformador na vida de cada um. É uma oportunidade através da educação. Não há outra forma para o progresso. Todos aqui, estão prontos para entrar no mercado de trabalho. Adianto que já de início 15 formandos serão contratados pela empresa que é hoje a melhor distribuidora de energia do Brasil e do Nordeste, abrilhantando o RN, fruto do trabalho de cada profissional”, ressaltou Fabiana Lopes, diretora presidente do grupo Neoenergia.

Na turma de hoje são 26 formandos e formandas, depois de 6 meses de curso com aulas teóricas e práticas no campo de postes de energia no CTGas/RN. Desta turma atual, oito são mulheres. Em março, foram 27 mulheres capacitadas eletricistas.

A oradora da turma, Raiane Gabriela, destacou a mudança da capacitação em sua vida. Mãe de dois filhos, escolheu estudar para mudar a realidade da família. “Todos aqui têm um sonho que é desenvolver e ter um bom emprego. Somos gratos por este momento. As mulheres que estão em busca de uma oportunidade e uma profissão, hoje têm esperança. O setor de energia está sendo promissor para as mulheres. Ser uma mulher Eletricista hoje é uma realidade”, disse emocionada.

No Rio Grande do Norte o grupo opera os Parques Eólicos: Calango e Mel (no Oeste), Arizona, Santana e Rio do Fogo (em Rio do Fogo). Todos são campos de trabalho em expansão para as novas turmas.

Para finalizar a noite, foi convidada a funcionária da Neoenergia Raiane Gadelha, que participou do curso e hoje está empregada. Ela iniciou sua fala muito emocionada fazendo reverência à governadora, que é sua conterrânea e toda sua luta por espaço, igualdade e justiça social. “Tudo mudou na minha vida desde que me formei e iniciei no mercado de trabalho. Foi e está sendo possível porque não desisti. Me inspiro na governadora Fátima. E hoje olhando para vocês, vejo que estou no caminho certo. Escrevendo uma nova história!”, disse.

Acompanharam a governadora Jaime Calado e Sílvio Torquato, secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio Grande do Norte, Fabiana Lopes diretora presidente da Neoenergia Cosern RN, Rubia Santos, coordenadora de Educação do Senai, Oswaldo Tavares Superintendente da Neoenergia e a secretária Olga Aguiar (Semjidh).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *