Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 20h03 CidadeDestaque Nenhum comentário

(Foto: Elisa Elsie – Assecom/RN).

Redação/Blog Elias Jornalista

Vice-governador Antenor Roberto representou a governadora Fátima Bezerra na solenidade de abertura nesta terça (15)

O “resultado vitorioso do equilíbrio fiscal que a governadora Fátima Bezerra liderou e lidera no Rio Grande do Norte” foi destacado pelo vice-governador Antenor Roberto durante a abertura do 15º Congresso de Gestão Pública do Rio Grande do Norte (Congesp/RN). A solenidade ocorreu nesta terça-feira (15), em formato híbrido, no auditório da Escola de Governo, com participação presencial do vice-governador que representou no ato a chefe do Executivo estadual.

“O olhar sobre a finalidade pública da gestão dos recursos da coletividade mostra que este Congresso é um momento de nos permitir descobrir, compreender e dar visibilidade a novas ferramentas para o desenvolvimento”, afirmou o vice-governador para uma plateia híbrida composta por gestores, servidores públicos, professores e estudantes universitários que durante quatro dias vão discutir processos, produtos e políticas públicas para o Estado.

Com mais de 1500 inscrições, o evento, um dos mais consolidados do país na área, é realizado entre os dias 15 e 18 de março com a participação de mais de 60 palestrantes e média superior a 50 horas de conteúdo. “Os números são animadores. Batemos todos os recordes de realização do evento até agora”, ressaltou o diretor-geral da Escola de Governo, o professor João Emanuel Evangelista.

“Aqui no RN, desde o início do governo da professora Fátima, planejamos e implementamos uma gestão consciente da importância do investimento em Ciência e em Tecnologia”, pontuou a secretária de Estado da Administração (Sead), Virgínia Ferreira. A gestora lembrou que o Estado integra as Câmaras Temáticas criadas pelo Consórcio Nordeste, que têm buscado compartilhar experiências de modernização e inovação na gestão pública através de atividades de cooperação.

Entre as ações desenvolvidas pelo Governo do RN no campo de inovação tecnológica, Virgínia Ferreira destacou a criação do Laboratório de Inovação em Gestão Pública do Rio Grande do Norte, o INOVA RN, inaugurado no final de novembro do ano passado com o objetivo de fortalecer a governança, estimular a participação popular e a construção coletiva de soluções para os desafios da gestão pública.

“Posso afirmar que a administração pública do Rio Grande do Norte nunca esteve tão perto dos servidores como a gestão da professora Fátima Bezerra, que dialoga, honra seus compromissos e age de forma ética e transparente”, afirmou a secretária da Sead.

Antes disso, em janeiro de 2020, o Governo do RN firmou um acordo institucional com a UFRN, e participação da Universidade do Estado do RN (UERN) e do Instituto Federal do RN (IFRN), para a implantação do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos. A assinatura de cooperação permitiu a transferência da tecnologia criada pela UFRN para ser usada em órgãos da administração pública.

Lançamentos marcam realização do 15º Congesp

Durante a solenidade de abertura, foram realizados os lançamentos da Revista InPública e do 1º Prêmio de Inovação em Gestão Pública do RN.

“Esse prêmio é uma forma simbólica de iniciar um movimento para disseminar e estimular a cultura e a prática da inovação da gestão pública em todos os órgãos da administração direta e indireta do Governo do Estado e em outros órgãos dos poderes públicos que atuam no Rio Grande do Norte”, destacou o professor João Emanuel Evangelista sobre a iniciativa que terá edital publicado em breve.

Já a Revista InPública, “um sonho da Escola de Governo”, segundo Evangelista, busca amplificar as informações a respeito das ações de inovação e da modernização dos processos de gestão pública. A primeira edição reunirá artigos apresentados no 14º Congesp, realizado em 2020, e estará disponível no site da Escola de Governo.

A 15ª edição do Congresso é uma realização do Governo do RN, através da Escola de Governo, e conta com o patrocínio do Regula RN, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da UFRN, e o apoio da Interjato Soluções, UERN, FAPERN, IFRN, Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy (IFESP/RN), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), UFERSA e Fundação José Augusto (FJA).

Participaram de forma presencial da abertura do Congesp, a Procuradora Geral de Justiça, Elaine Cardoso; o Controlador-Geral do Estado, Pedro Lopes; o secretário de Estado do Planejamento e das Finanças, Aldemir Freire; o Defensor Público-Geral do Estado, Clístenes Gadelha; o Procurador-Geral adjunto do Estado, José Duarte Santana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *