Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 21h10 CidadeDestaque Nenhum comentário

Crédito Raiane Miranda/Assecom-RN.

Dom João Santos Cardoso foi indicado pelo Papa Francisco para substituir Dom Jaime Vieira Rocha

A celebração eucarística com rito de posse do novo arcebispo de Natal, Dom João Santos Cardoso, na manhã deste sábado, 07, na Catedral Metropolitana, contou com a presença do governador em exercício, Walter Alves. “Vimos dar boas vindas ao novo arcebispo, afirmar a disposição de manter boas relações e parcerias e agradecer a atuação do arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha que está deixando o cargo”, afirmou o governador.

A celebração iniciou com hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado, da prefeitura de Natal e da Arquidiocese. O ato teve caráter ecumênico, entrega da bandeira do RN pelo governador em exercício e da chave da cidade do Natal pelo prefeito da capital, Álvaro Dias.

O chanceler da cúria metropolitana, Padre Francisco de Assis Melo, fez a leitura da bula enviada pelo Papa Francisco, documento que detalha a nomeação do novo arcebispo metropolitano de Natal. Em seguida o administrador apostólico da Arquidiocese, Dom Jaime Vieira Rocha, entregou o báculo (cajado) a Dom João Cardoso, como gesto de comunhão eclesial. O gesto marca a passagem do governo arquidiocesano de Dom Jaime para o novo administrador.

O ato contou com a presença de fiéis, autoridades do poder Judiciário, representantes das Forças Armadas, da senadora Zenaide Maia; dos deputados estaduais, Francisco Medeiros, Ubaldo Fernandes; da deputada federal Natália Bonavides; secretaria de Estado do Trabalho, Habitação e Assistência Social, Íris Oliveira; prefeitos de São Gonçalo do Amarante, Eraldo Paiva; de Macaíba, Emídio Junior; Acari, Fernando Antônio, além de vereadores e representantes da igreja católica no interior do RN.

Biografia

Dom João Santos Cardoso nasceu no dia 3 de dezembro de 1961 no município de Dário Meira. Ele é filho de João Francisco Cardoso e Maria Ferreira dos Santos.

Sua formação eclesiástica ocorreu na sua cidade natal. Concluiu o bacharelado em filosofia no Seminário em Teófilo Otoni (MG) e concluiu o bacharelado em teologia no Instituto de Ilhéus (BA) e licenciatura em filosofia no Centro Universitário da Assunção em São Paulo (SP) e o mestrado e doutorado em filosofia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma (Itália).

Foi Coordenador Geral de Pastorais do Vicariato São Lucas e da Arquidiocese de Vitória da Conquista; foi diretor acadêmico e professor do Instituto de Filosofia da Arquidiocese de Vitória da Conquista, anexo ao Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora das Vitórias e também foi representante do Clero junto ao Conselho de Formadores da Arquidiocese.

Ministrou aulas na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Coordenou o Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre Violência e Poder na Contemporaneidade (NUVIP).

Atuou como importante interlocutor em Vitória da Conquista e Região dos temas sociais e humanos em defesa da vida e dos princípios de sociabilidade, fraternidade e solidariedade humana.

Foi nomeado pelo Papa Bento XVI como bispo de São Raimundo Nonato no dia 14 de dezembro de 2011, tomando posse em 17 de março de 2012. Em 24 de junho de 2015, o Papa Francisco o nomeou como bispo da Diocese de Bom Jesus da Lapa, transferindo-o da sede episcopal de São Raimundo Nonato.

Em 05 de julho de 2023, o Papa Francisco o nomeou arcebispo da Arquidiocese Metropolitana de Natal, após a renúncia do atual administrador, Dom Jaime Vieira Rocha, por motivo de idade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *