Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 15h03 CidadePlantão Nenhum comentário

Importância dos cuidados com curativo para cicatrização eficaz de feridas.

Quem nunca precisou de um curativo?  Durante a infância é fácil admitir que um joelho ralado ou um braço arranhado precisam de um curativo. E quando o curativo é tão importante e merece cuidados extras, como no caso de um paciente que saiu do hospital e o tratamento de feridas deve ter uma atenção especial para que a cicatrização evolua de forma correta e rápida? Todo esse profissionalismo é exercido pelo enfermeiro, principalmente, os especialistas em cuidados com feridas, um dos problemas e preocupações mais antigas da medicina. A tecnologia também tem sido um diferencial para ajudar na cicatrização.

De acordo com a enfermeira Karla de Lima, para um tratamento de uma ferida é necessário realizar uma avaliação criteriosa para definir quais serão as estratégias e soluções que deverão ser aplicadas, observando as evidências clínicas como localização, forma, profundidade, tamanho, condições da pele, presença de tecido necrótico, entre outros, para que seja possível escolher o curativo ideal.

Um dos primeiros pontos a serem levados em consideração é o tipo de ferida com a qual se está lidando. Trata-se de uma ferida simples, ou seja, “aquela que evolui espontaneamente para a resolução, seguindo os três estágios principais da cicatrização fisiológica: inflamação, proliferação celular e remodelagem tecidual”, exemplifica.

Mas se for uma ferida complexa, que apresenta presença de infecção local; comprometimento da viabilidade dos tecidos com necrose e associação a doenças sistêmicas que dificultam o processo fisiológico de reparação tecidual? Os pacientes de Pé diabético são exemplos.

Além disso, fatores sistêmicos que podem acabar afetando o processo de cicatrização também devem ser observados, como idade do paciente, seu estado nutricional, o uso de medicamentos e doenças preexistentes associadas à lesão.

A enfermeira Karla de Lima atende na Clínica Bionance.

Entre os tratamentos de feridas em geral, temos alguns exemplos: Assaduras; Lesão por pressão (conhecida como escara); Queimaduras; Bolhas; Feridas oncológicas; Úlceras de pernas. Bem como, cuidados com a ferida operatória e remoção de pontos de maneira segura com uso da Laserterapia para analgesia. Todos esses estão na lista de atendimentos oferecidos por Karla de Lima, a serem realizados em domicílio, seguindo todos os protocolos de segurança, utilizando EPI (Equipamento de Proteção Individual), materiais estéreis. “Todos os produtos que serão necessários para o atendimento estão incluídos, com a garantia de qualidade e segurança no conforto do lar do cliente. Todas as feridas carregam histórias, algumas marcadas por dor e sofrimento. Por um ponto final nessa história pode ser desafiador, mas com o cuidado certo é algo totalmente possível”, garante a profissional.

A enfermeira Karla de Lima atende na Clínica Bionance, Av. Nascimento de Castro, 2395, Lagoa Nova – Natal/RN. @karladelimaenfermeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *