Para aprimorar a gestão e a conservação de árvores em Natal, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) iniciou nesta terça-feira (4), uma avaliação inovadora: a penetrografia de árvores.

Nova técnica examina o interior da árvore pra observar sua condiões.

A tecnologia fornecerá informações valiosas sobre a saúde e a estrutura interna da arborização urbana natalense. O serviço começou a ser aplicado na região das Avenidas Campos Sales e Afonso Pena.

A penetrografia é um serviço diagnóstico mais moderno e preciso que o visual, pois mostra como está a árvore por dentro. Ela revela detalhes como está a saúde do sistema vascular vegetal, a presença de danos estruturais, cavidades internas e outros aspectos.

Com uma agulha, o equipamento adentra no tronco do indivíduo arbóreo, emite ondas e apresenta um gráfico, mostrando como está o cerne e a densidade da madeira, e dá um resultado direto e rápido. O furo é fechado feito com silicone, que a árvore expulsará naturalmente, fechando o orifício. Isso evita a entrada de patógenos, como cupins. No final, é emitido um laudo técnico, que será analisado pela equipe especializada da Semsur, explica a diretora do Departamento de Paisagismo da pasta, Renata Larissa.

A técnica permite avaliar com mais exatidão a condição das árvores, identificando problemas antes que se tornem irreversíveis e implementando medidas preventivas e de manejo adequadas. “Assim, sabemos o real estado de saúde da planta, e se deve ou não ser erradicada. Inicialmente, faremos naquelas que podem ter um valor histórico e afetivo, além da sua importância para o microclima, já que elas oferecem sombreamento, reduzem ruídos, geram um bom conforto térmico e embelezam a paisagem”, acrescentou Renata.

Dessa forma, a Secretaria terá uma visão mais abrangente das árvores da capital potiguar, permitindo que sejam adotadas ações proativas para garantir sua saúde e segurança. Além disso, vai auxiliar na identificação daquelas com potencial risco de queda, possibilitando a intervenção precoce e a adoção de medidas preventivas para evitar acidentes.

Os dados coletados por meio da penetrografia serão integrados ao sistema de gestão da Secretaria de Serviços Urbanos, fornecendo informações sobre o estado das árvores e auxiliando na tomada de decisões estratégicas – permitindo assim que a manutenção e recursos sejam geridos de forma mais eficiente.

O secretário de serviços urbanos, Irapoã Nóbrega, enfatiza que a Semsur está empenhada em investir em novas tecnologias que aprimorem a gestão dos recursos naturais e a preservação do patrimônio arbóreo em nosso município. “Desde 2019 a Prefeitura tem um serviço de manejo arbóreo que é referência nacional. O prefeito Álvaro Dias sempre tratou isso como prioridade. Com a penetrografia, Natal mostra mais uma vez que está comprometida com o meio-ambiente. Preservar as árvores e plantar mais é um dos focos da gestão”, afirmou.