Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 15h07 CidadePlantão Nenhum comentário

Julho Verde: Liga chama atenção para o diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço.

Com início silencioso e primeiros sintomas que podem ser negligenciados, o câncer de cabeça e pescoço pode atingir 40 novos mil casos no Brasil entre 2023 e 2025, segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Para conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce e da adoção de um estilo de vida saudável, neste dia 27 de julho é comemorado o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço e a Liga Contra o Câncer aderiu a campanha do Julho Verde, Mês Nacional do Combate a esse tipo de doença, com ações ao longo do mês.

Esse tipo de câncer atinge regiões como boca, língua, tireoide, laringe, faringe, fossas nasais e glândulas salivares. De acordo com a médica Isabel Almeida, responsável pelo setor de Cabeça e Pescoço da Liga, tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, próteses mal ajustadas, infecção por HPV e histórico de radiação na área da cabeça e pescoço podem ser fatores de risco para o aparecimento dos tumores.

“Ferida na boca que não cicatriza em um período superior há 10 dias; nódulo no pescoço; rouquidão que persiste por período superior a 15 dias; lesão em pele com prurido, sangramento e/ou crescimento progressivo são sinais que devem levar o paciente a procurar auxílio médico”, explica a médica.

Se diagnosticado precocemente, o câncer de cabeça e pescoço tem uma taxa de sobrevida de 80%, além de evitar sequelas do tratamento, como mutilações que possam afetar a funcionalidade dos pacientes. “Adotar um estilo de vida com hábitos mais saudáveis pode ajudar a diminuir as chances da doença e realizar o autoexame contribui para que, caso ela apareça, o tratamento seja feito de forma precoce, aumentando as chances de cura”, afirma Isabel Almeida.

Fórum discute prevenção e diagnóstico precoce

Nesta quinta-feira (27), será realizado o II Fórum Regional de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço em São Paulo do Potengi. O evento acontece numa parceria entre o setor especializado da Liga e a prefeitura do município e vai contar com a presença de representantes de 12 cidades da região Trairí.

O evento acontece das 7h30 às 14h, no campus do IFRN de São Paulo do Potengi, e é destinado a profissionais das áreas de enfermagem, fonoaudiologia, odontologia e agentes comunitários de saúde que atuam na atenção primária. A programação conta com palestras, debates e uma mesa redonda com profissionais da área.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *