Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 19h10 CidadePlantão Nenhum comentário

Liga Contra o Câncer comemora sucesso do primeiro transplante de medula óssea.

A Liga Contra o Câncer realizou seu primeiro transplante de medula óssea. O procedimento aconteceu no fim do mês de setembro e a confirmação do sucesso aconteceu na última semana. A “pega” da medula foi comemorada pelos profissionais da instituição.

De acordo com o médico hematologista Antônio Henrique, membro da equipe de hematologia e transplante de medula óssea da Liga, o transplante foi realizado na modalidade autóloga, onde não há necessidade de doador e o próprio paciente fornece o material. A paciente, uma mulher de 56 anos, faz tratamento contra mieloma múltiplo, já havia passado por seis ciclos de quimioterapia e aguardava o transplante desde o início do ano.

“Devemos seguir nessa modalidade exclusiva, até meados do próximo ano, quando temos a perspectiva de ampliar para a realização da modalidade de transplante alogênico, que necessita de doador, seja familiar ou não aparentado”, explicou o médico Cláudio Macedo, chefe do serviço de hematologia da Liga.

Atualmente, o transplante é realizado em uma unidade que foi reestruturada, com a organização de um ambulatório de avaliação pré e pós transplante, leito de internação com infraestrutura e equipe médica e de enfermagem especializada para oferecer o melhor cuidado ao paciente. Um setor exclusivo destinado para transplante de medula óssea está em fase de construção e irá funcionar no prédio onde será o Hospital de Oncopediatria da Liga, no Alecrim.

Segundo o médico, a expectativa é que, nesta fase inicial, sejam realizados entre dois e três transplantes de medula por mês, com perspectivas de ampliação. “Hoje, nosso foco é atender os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que fazem acompanhamento na Liga, onde já temos uma demanda reprimida de pacientes com indicação para realização do transplante autólogo”, afirma Cláudio Macedo.

A Liga Contra o Câncer

Com 74 anos de atuação, a Liga Contra o Câncer é uma das principais referências do país no tratamento oncológico, aliando o alto nível da sua equipe multidisciplinar, o acolhimento e humanização e o investimento em pesquisa e inovação.

A instituição conta, hoje, com quatro unidades hospitalares: Cecan, Hospital Luiz Antônio e Policlínica, em Natal, e o Hospital de Oncologia do Seridó, em Caicó, e também a Casa de Apoio Irmã Gabriela, unidade localizada de acolhimento e hospedagem destinada a pacientes do interior que precisam de atendimento na capital. Também estão sendo construídos o Hospital Oncológico Pediátrico, no bairro do Alecrim, e o Centro de Diagnóstico e Ensino em Currais Novos.

Já no campo educacional, o Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação (IEPI) é referência na promoção e incentivo a investigação científica e estímulo ao desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas. Junto ao trabalho desenvolvido pela Pesquisa Institucional, o Centro de Pesquisa Clínica da Liga tem reconhecimento internacional na condução de ensaios clínicos multicêntricos para descobrir ou verificar os efeitos farmacodinâmicos, farmacológicos, clínicos e identificar reações adversas a novos produtos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *